As aulas do Sesi Presidente Prudente, em São Paulo, serão temporariamente transferidas para outros prédios devido a um incêndio subterrâneo que já dura mais de três semanas na Vila Furquim. O Ministério Público do Trabalho (MPT) autorizou a realocação como medida para garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação. Desde o dia 31 de outubro, as aulas presenciais estão suspensas devido à fumaça proveniente do incêndio em um depósito de lixo, que começou em 12 de outubro.
O Sesi apresentou um plano de contingência ao MPT, que inclui a transferência temporária dos alunos para novas salas. Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I serão deslocados para o prédio horizontal da Escola Sesi, enquanto aqueles do 6º ano até o 3º ano do ensino médio serão encaminhados para a Faculdade Toledo. Além disso, o Centro de Atividades CAT-SESI, localizado a cerca de 200 metros da área afetada, receberá outras turmas, mas com ressalvas: caso a fumaça aumente novamente, as aulas poderão ser suspensas uma vez mais.
O Sesi informou que as aulas no novo local começam na segunda-feira (10). Para esta sexta-feira (7), está previsto o retorno das atividades do CAT, incluindo a academia. Na segunda-feira, as opções de hidroginástica, pilates e aulas do Sesi Esporte também serão retomadas. As visitas à exposição "Catavento Itinerante" retornarão na terça-feira (11).
A origem do incêndio subterrâneo é uma preocupação contínua, pois a combustão de resíduos sólidos como madeira e plásticos tem causado a emissão de fumaça e odores tóxicos. Esse fenômeno, que gera temperaturas de até 190°C em profundidade, foi monitorado pela Unesp, que fornece dados sobre as condições do incêndio.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), instaurou um inquérito civil para investigar os danos ambientais e de saúde pública decorrentes do incêndio, além das responsabilidades pelo descarte irregular de resíduos. As autoridades locais seguem acompanhando a situação de perto, e novas ações podem ser implementadas caso haja mudanças no comportamento do incêndio.
Enquanto isso, a segurança da comunidade escolar permanece como prioridade das instituições envolvidas, que buscam minimizar os impactos educativos e sociais resultantes da interrupção das atividades normais.