A operação do Terminal BRT Mercado em Campinas sofrerá alterações a partir desta sexta-feira, 7 de outubro, devido às obras de construção do piscinão na Praça da Ópera. A medida, adotada pela Emdec, resultará na suspensão do atendimento no sentido Centro-bairro, enquanto o trajeto bairro-Centro continuará normalmente.
Ainda não foi definido um prazo para o término das operações parciais. As mudanças afetarão sete linhas do BRT, incluindo as linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26, além de três linhas convencionais, as 212, 213 e 357.
Novos Trajetos e Paradas
As linhas BRT10 e BRT11 não atenderão mais ao Terminal BRT Mercado durante o período das obras. Os novos itinerários para o sentido Terminal Central incluem:
- **BRT10 e BRT11:** Trajeto por vias Jorge Miranda, João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna). Novo ponto na Avenida Senador Saraiva, após a Benjamin Constant.
Para as linhas BRT12, BRT20 e BRT25, o trajeto sentido bairro agora se dará pelas vias Orosimbo Maia (pista externa), Jorge Miranda, João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios, com novos pontos:
- Orosimbo Maia (altura da Sacramento) e João Penido Burnier (próximo ao Terminal BRT Mercado).
No sentido Terminal Central, os mesmos BRTs passarão por Dr. Mascarenhas e farão o atendimento no Terminal BRT Mercado antes de seguir para João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna).
As linhas BRT21 e BRT26 seguirão pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado, João Penido Burnier e Rua Saldanha Marinho. As linhas convencionais 212, 213 e 357 também terão os trajetos alterados.
Alterações nas Linhas Convencionais
As modificações nos itinerários para a linha 212 (sentido Terminal Itajaí) e para as linhas 213 e 357 (sentido Rodoviária) incluem:
- Trajeto por vias Senador Saraiva (pista externa), Benjamin Constant e Andrade Neves.
Os novos pontos incluem:
- Benjamin Constant (após a rua Visconde do Rio Branco e antes da Andrade Neves) e Andrade Neves (antes da Sebastião de Souza).
Essas mudanças visam facilitar a continuidade do serviço de transporte público em Campinas durante a execução das obras, que são essenciais para a melhoria da infraestrutura de drenagem da cidade.
Com essa alteração gradual, espera-se garantir a mobilidade dos passageiros e minimizar o impacto das obras na rotina diária dos usuários do sistema de transporte.