Valve Define Estratégia de Preços da Steam Machine
A Valve confirmou que a Steam Machine, seu novo sistema de jogos, não seguirá o modelo de preços subsidiados utilizado pelas grandes fabricantes de consoles. Em uma recente atualização, a empresa afirmou que o preço do dispositivo estará alinhado com as condições do mercado atual de PCs, o que gerou expectativas entre os jogadores sobre o que podem esperar ao seu lançamento em 2026.
Apresentada como um PC compacto e projetado para o SteamOS, a Steam Machine visa proporcionar uma experiência de jogo plug-and-play que deve superar a maioria dos equipamentos registrados em sua pesquisa de hardware. Apesar de seu design semelhante ao de consoles, a Valve tem enfatizado que o custo do produto estará intimamente ligado à economia de montagem de PCs.
Especificações e Expectativas de Preço
Em entrevista ao YouTuber Skill Up, os representantes da Valve, Lawrence Yang e Pierre-Loup Griffais, discutiram o preço da Steam Machine sem revelar um número específico. Griffais mencionou que a performance da GPU do sistema coloca-o à frente da maioria dos PCs para jogos, afirmando: "Nós consideramos esse fator ao especificar a máquina, então é possível que isso tenha evoluído um pouco com o tempo. Mas em termos de desempenho, aquilo que estamos mirando é mais ou menos isso."
Ele reiterou que a Valve espera que o preço da Steam Machine fique na faixa de custo de montagem de um PC equivalente e que jogadores devem considerar essa comparação ao pensar no orçamento. Contudo, ele também destacou que a companhia ainda está refinando esse valor internamente, explicando que o cenário atual complica a definição de um preço preciso.
Comparação com Consoles e Direção da Valve
Com as expectativas seguindo essa direção, o preço da Steam Machine é amplamente projetado para ultrapassar os $750, representando uma elevação significativa em relação aos preços dos consoles atuais, como o PS5, que custa $549.99. Durante a entrevista, quando questionado sobre se a Steam Machine evitaria a estratégia de venda a preço de perda usada por fabricantes de consoles, Griffais não hesitou em responder: "Não. Nosso objetivo é alinhar o custo ao que se espera do mercado atual de PCs. Claro, queremos que seja um bom negócio para esse nível de performance."
Diferenciais da Steam Machine
Griffais também destacou recursos que considera essenciais para agregar valor ao produto, os quais seriam difíceis de reproduzir em uma montagem personalizada de um PC. Ele mencionou o design compacto, o resfriamento de baixo ruído e recursos voltados para home theater, como HDMI-CEC, e enfatizou: "Você possui características que são realmente complicadas de construir se você estiver fazendo o seu próprio PC, certo?"
O engenheiro ainda descreveu o design sem fio da máquina, que inclui quatro antenas e suporte para múltiplos controladores Bluetooth, um recurso que a Valve afirma ser difícil de igualar em uma configuração DIY. Ele acrescentou que os jogadores poderão ligar a máquina diretamente do controle, uma conveniência normalmente restrita a consoles.
Comentários do Mercado e Previsões Finais
Yang compartilhou uma nota pessoal durante a conversa, afirmando que um dos benefícios da Steam Machine é facilitar a vida de quem, como ele, costumava montar PCs artesanalmente. A entrevista também se alinha a comentários feitos no programa WAN Show do Linus Tech Tips, onde o criador Linus Sebastian expressou sua decepção pela Valve não subsidiar a máquina, mesmo com a porcentagem de 30% de comissão da loja Steam.
Sebastian enfatizou a reação da Valve ao mencionar que um preço de console seria $500, notando que a atmosfera não foi favorável. Além disso, ele comentou sobre as especificações da máquina, que contaria com processador 7600 e GPU 7600, observando que a Valve planeja utilizar FSR para alcançar 4K. A postura em relação ao preço também gerou debate entre desenvolvedores, com o diretor de publicação da Larian, Michael Douse, sugerindo que evitar um subsídio pode custar mais em receita potencial do que os $200 adicionais por unidade, embora reconhecesse que não vender produtos a um prejuízo não seja uma decisão insensata, mas sim peculiar neste caso.
Com lançamento programado para 2026, a Steam Machine promete trazer uma nova abordagem ao mercado de jogos, mesclando a praticidade dos consoles com a flexibilidade dos PCs.

