Abertura do Serviço de Robotaxi em Abu Dhabi
Ao completar um ano de operação de seu serviço comercial de robotaxi em Abu Dhabi, a WeRide, em parceria com a Uber, fez história ao promover a primeira operação totalmente autônoma fora dos Estados Unidos e da China. O serviço, agora sem a presença de um operador humano, já está disponível ao público e iniciará com rotas em Yas Island, um famoso distrito turístico, conhecido também por sediar o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi.
Como Funciona o Serviço?
O funcionamento dos robotaxis em Abu Dhabi assemelha-se à parceria da Uber com a Waymo em Austin. Os passageiros que selecionarem opções como Uber Comfort ou UberX poderão ser conectados a um robotaxi da WeRide. Para aumentar as chances de serem atendidos por um veículo totalmente autônomo, os usuários podem optar pela função “Autônomo” no aplicativo da Uber. Além disso, a Uber e a WeRide contam com o apoio do operador de frota Tawasul. O lançamento se dá logo após a obtensão de uma licença federal que permite operações comerciais de robotaxi totalmente autônomas nos Emirados Árabes Unidos.
Histórico e Perspectivas da Mobilidade Autônoma
“O lançamento hoje representa um marco histórico na mobilidade urbana”, afirmou Sarfraz Maredia, chefe de mobilidade autônoma da Uber. Nos últimos dois anos, a empresa tem formado parcerias com 20 companhias de tecnologia em veículos autônomos ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
Expandindo o Alcance das Operações
Essa expansão de parcerias vai além dos robotaxis, abrangendo também a entrega e o transporte de carga. Em 2023, a Uber se uniu a empresas como May Mobility e Volkswagen, e firmas de autônomos da China, como Momenta e Pony.ai. Um acordo recente visa criar um serviço de robotaxi premium utilizando SUVs Lucid Gravity equipados com sistemas de direção autônoma desenvolvidos pela startup Nuro, de San Francisco. Essas parcerias estão finalmente se traduzindo em serviços comerciais reais, como o lançamento do serviço de robotaxi feito pela Uber e a Waymo em Austin no início deste ano.
Futuro do Serviço de Robotaxi
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, projetou, no relatório de lucros do terceiro trimestre, que a empresa pode testemunhar implantações de veículos autônomos em pelo menos 10 cidades até o final de 2026. Ambos, Uber e WeRide, já manifestaram planos de se expandirem para 15 cidades pelo Oriente Médio e Europa, aumentando a frota para milhares de robotaxis. Este avanço representa um enorme salto para a WeRide, que atualmente possui mais de 150 robotaxis na região.