Emma Aparici será nova embaixadora da Espanha em Londres
Emma Aparici Vázquez de Parga, funcionária de carreira diplomática desde 2004 e atual secretária geral de Assuntos Exteriores no Palácio da Moncloa, será a próxima embaixadora da Espanha no Reino Unido. O Governo espanhol planeja aprovar seu nome no Conselho de Ministros, programado para esta terça-feira ou na próxima semana, conforme informado por fontes internas ao EL PAÍS.
Atualmente, o embaixador da Espanha em Londres é José Pascual Marco, que ocupou o cargo desde agosto de 2021. Em agosto, Espanha, Reino Unido, Gibraltar e a Comissão Europeia chegaram a um acordo político para redefinir as relações de Gibraltar com a União Europeia após o Brexit. O pacto prevê a eliminação de controles fronteiriços e pode levar à derrubada da Verja em 2026.
Aparici é uma pessoa da total confiança do presidente do Governo, encarregada da agenda internacional de Sánchez desde o momento em que o atual ministro de Assuntos Exteriores, José Manuel Albares, foi nomeado embaixador na França em 2020. Sem buscar os holofotes e mantendo um perfil discreto, a futura embaixadora tem representado o presidente em negociações e acordos internacionais, acompanhando-o em todas as suas viagens ao exterior.
“Não há quem não tenha o melhor conceito de Emma no Governo”, afirmam diferentes altos cargos e figuras intermediárias do Palácio da Moncloa, onde ressaltam que é “fácil trabalhar com ela, que está atenta aos detalhes e humaniza o serviço diplomático”.
Aparici é formada em Direito pela Universidade Complutense de Madrid e estudou na Universidade de Bolonha através do programa Erasmus. Ela também completou o Programa de Liderança para Gestão Pública no IESE.
Sua primeira responsabilidade no Governo foi, desde o verão de 2018, como chefe da Unidade de Coordenação do Departamento de Assuntos Internacionais e Segurança Global na Secretaria Geral de Assuntos Internacionais, União Europeia, G20 e Segurança Global na Presidência do Governo, que era dirigida pelo atual ministro de Exteriores. Em fevereiro de 2020, antes da crise sanitária provocada pela pandemia, ela foi promovida ao cargo de diretora do Departamento de Assuntos Exteriores do Gabinete da Presidência do Governo.
Em novembro de 2023, subiu mais um degrau, tornando-se secretária geral de Assuntos Exteriores, cargo de subsecretária que ocupa atualmente. “O presidente confiou nela desde o início de seu governo. Ela é uma trabalhadora muito organizada e essas virtudes permitiram que ela avançasse passo a passo”, ressalta um membro da equipe do Palácio da Moncloa.
Antes de integrar o gabinete do presidente do Governo, Aparici atuou como segunda chefe/ministra conselheira da Embaixada da Espanha em Trípoli (Líbia), com sede temporária em Túnis. Anteriormente, foi assessora no Gabinete do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação durante o governo de Rajoy entre outubro de 2014 e julho de 2017, inicialmente sob a liderança de José Manuel García-Margallo e depois com Alfonso Dastis. Nos dois anos anteriores, atuou como subdiretora geral adjunta de Nações Unidas.
Aparici foi designada na Missão Permanente da Espanha perante as Nações Unidas em Nova York no período de 2007 a 2012, durante o mandato de José Luis Rodríguez Zapatero no Palácio da Moncloa. Nos anos anteriores, trabalhou em seu governo no gabinete do ministro de Assuntos Exteriores e na Direção Geral de Relações Econômicas Internacionais do Ministério de Exteriores durante a administração de Miguel Ángel Moratinos.