CBF divulga análise do VAR sobre pênalti em Cruzeiro x Botafogo
Na última quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou pública a análise realizada pelo VAR a respeito do pênalti marcado em favor do Botafogo durante a partida contra o Cruzeiro, que terminou empatada em 2 a 2. O árbitro Anderson Daronco não havia considerado falta no lance em questão, mas decidiu revisar sua decisão após ser chamado ao monitor do VAR.
O incidente ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, quando houve um contato entre Kaiki, defensor do Cruzeiro, e Marçal, lateral-esquerdo do Botafogo. O contato foi notado dentro da área do Cruzeiro e resultou na queda de Marçal, que já havia contribuído com um gol na partida. Após o contato, Daronco reviu a jogada e acabou marcando o pênalti, que foi convertido por Alex Telles, selando o empate no Mineirão.
Comentário do VAR
— Daronco, te recomendo a revisão para possível penal. O atacante (Marçal) joga a bola, depois o defensor (Kaiki) atinge seu adversário com o joelho. Tem um contato anterior que você pode até julgar também, mas a gente entende que não é faltoso. Entendemos como contato acidental.
As palavras de Diego Pombo Lopez, responsável pela análise do VAR neste jogo, ressaltam a complexidade da decisão. Ele explica que uma avaliação minuciosa foi feita, levando em consideração a sequência do contato e a interpretação do lance.
Com o resultado da partida, o Cruzeiro se posiciona na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, apesar de poder empatar em pontos com o Palmeiras, ao definitivamente ficar atrás no critério de número de vitórias. Por outro lado, o Botafogo, que visa uma vaga no G-5 e na próxima fase da Libertadores, deverá vencer seu próximo confronto contra o Fortaleza, bem como torcer por um empate entre Fluminense e Bahia.
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro encerrará sua participação fora de casa, enfrentando o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo receberá o Fortaleza. Ambos os jogos estão agendados para às 16h (horário de Brasília) no próximo domingo, 7 de dezembro.