Operação 24 horas começa neste sábado no Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo anunciou que a partir deste sábado, 6 de dezembro, quatro linhas passarão a operar durante a madrugada, até fevereiro de 2026. A nova medida, que irá funcionar aos fins de semana, inclui as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. As linhas atualmente administradas pela iniciativa privada, 5-Lilás e 4-Amarela, não serão incluídas nesta operação.
Os usuários comemoraram a novidade nas redes sociais, embora muitos expressassem descontentamento com a recusa das concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro em aderir ao novo modelo, uma vez que essas linhas só terão início de operação às 4h40 de domingo. Isso significa que os passageiros que dependem de transferências terão de esperar até esse horário.
Segundo informações obtidas, as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro não pretendem, por enquanto, acatar a extensão do horário de funcionamento, uma vez que seus contratos de concessão com o governo não preveem essa mudança. As empresas alegam que a operação nas horas da madrugada geraria custos que não seriam cobertos pela tarifa válida nesse horário devido à baixa demanda, e que precisariam de uma contrapartida do governo e ajustes contratuais.
Um diretor, que preferiu não se identificar, comentou: "É um custo que a tarifa nesse horário não cobre por causa da baixa demanda. O Metrô pode contar com o Tesouro estadual, mas as concessionárias privadas não têm essa possibilidade". Além disso, executivos das concessionárias criticaram a decisão do Metrô como unilateral, sem prévio debate com as outras empresas do sistema.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que a iniciativa é exclusiva do Metrô e está em fase experimental. As concessionárias continuarão a seguir o horário de funcionamento atual.
Objetivos da nova operação
A medida visa analisar a viabilidade técnica, operacional e a demanda potencial de pessoas que utilizam o transporte público nas madrugadas, especialmente turistas e trabalhadores de estabelecimentos que funcionam durante a noite em São Paulo.
Regras de circulação durante a operação
O Metrô informou que os passageiros poderão embarcar e desembarcar em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, mas não haverá transferências para as linhas operadas por empresas privadas, que não estarão em funcionamento nesse horário. Durante a operação, os intervalos entre os trens serão de 20 a 30 minutos, dependendo da demanda.
Excepcionalmente, na Linha 2-Verde, os trens circularão em uma única via em pontos específicos. Já na Linha 15-Prata, os serviços de madrugada serão substituídos por ônibus do sistema PAESE durante o primeiro fim de semana para realização de testes com a nova frota de trens.
Compra de bilhetes
As bilheteiras estarão fechadas durante a madrugada, e os passageiros que não possuem cartões Bilhete Único ou TOP poderão adquirir seus bilhetes por meio de máquinas de autoatendimento ou aplicativos como Carteira Google ou WhatsApp. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha aceitarão pagamento por aproximação, com cartões de crédito e débito, opção que será ampliada para as linhas 2-Verde e 15-Prata ao longo de dezembro.