Uber lança nova plataforma de insights para anunciantes
A Uber Advertising anunciou a criação da Uber Intelligence, uma plataforma que visa transformar dados sobre as corridas e pedidos de refeições em insights valiosos para os anunciantes. A companhia, que está em plena expansão no setor publicitário, revelou que sua divisão de anúncios deve gerar US$ 1,5 bilhão em receita neste ano.
Desenvolvida em parceria com a plataforma de conectividade de dados LiveRamp, a Uber Intelligence permite que os anunciantes combinem de forma segura seus dados de clientes com as informações da Uber, proporcionando uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor. A tecnologia aplicada garante a privacidade dos dados, ou seja, nenhuma informação pessoalmente identificável é compartilhada entre as partes.
Um exemplo prático da utilização da Uber Intelligence seria um hotel que deseja identificar quais restaurantes ou locais de entretenimento pode associar ao seu programa de fidelidade. Com esses insights, os hotéis podem desenvolver parcerias estratégicas que agreguem valor à experiência dos clientes.
Além disso, a nova plataforma quer atuar como um motor para o crescimento contínuo do setor publicitário da Uber. Por meio dela, os anunciantes poderão segmentar dados e reconhecer, por exemplo, os clientes que são viajantes frequentes a negócios, permitindo que anúncios sejam direcionados de forma mais eficaz durante as corridas para o aeroporto ou em telas dentro dos veículos da Uber.
"Essa fluidez é a razão pela qual estamos tão empolgados", afirmou Edwin Wong, chefe global de mensuração da Uber Advertising, em entrevista.
A Uber Intelligence representa um novo passo na evolução do negócio publicitário da empresa. Desde o lançamento oficial de sua divisão de anúncios em 2022, a Uber tem ampliado seu portfólio de formatos publicitários, inserindo anúncios nos aplicativos Uber e Uber Eats, em tablets dentro dos veículos, e até mesmo em e-mails enviados aos usuários.
No mês de maio, a companhia anunciou que sua receita publicitária havia alcançado uma taxa de run rate de US$ 1,5 bilhão, valor projetado para ser atingido até o final de 2025, o que representaria um aumento de 60% em relação ao ano anterior.
A Uber Intelligence faz parte de um conjunto de serviços personalizados para os principais anunciantes da empresa. Em 2023, a Uber lançou um estúdio criativo onde as marcas podem colaborar com a plataforma na elaboração de campanhas sob medida, como a oferta de transportes luxuosos para os participantes do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Miami.
O analista Andrew Frank, da empresa de pesquisa Gartner, destacou que o lançamento da Uber Intelligence é um sinal de amadurecimento dos negócios publicitários da empresa. Segundo ele, empresas em estágio inicial tendem a focar na venda de inventário, enquanto as mais maduras buscam oferecer valor diferenciado através de soluções de segmentação e mensuração que ajudam as marcas a entender e otimizar o impacto de seus investimentos em publicidade.
Com sua fonte única de dados "terrestres", a Uber posiciona-se favoravelmente em relação a gigantes como Amazon e Google, que também priorizam dados baseados em insights. Contudo, Frank alertou que a empresa deve estar atenta às preocupações sobre privacidade, uma vez que a agregação de dados sensíveis pode afetar a confiança do consumidor e a conformidade com os reguladores globais.
Vihan Sharma, diretor de receita da LiveRamp, complementou que a tecnologia de clean room da plataforma assegura a "não movimentação de dados". "O objetivo principal dessa tecnologia é construir confiança entre os proprietários de dados, consumidores e o ecossistema publicitário", finalizou Sharma.
![[Petro volta a criticar Trump, defendendo julgamento de Maduro por tribunal venezuelano.]. Reprodução: Elpais](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fafiliados.nyc3.digitaloceanspaces.com%2Fuploads%2F539120f0c36e65d696ed7a4e51b9a40e.jpg&w=256&q=75)
