Michael Burry alerta: bolha de IA pode surpreender investidores
O conhecido investidor e autor de "The Big Short", Michael Burry, fez declarações intrigantes sobre a bolha de Inteligência Artificial (IA). Segundo ele, não há como prever quando essa bolha irá estourar. Durante uma recente postagem em sua plataforma Substack, Burry citou que mesmo que o estouro da bolha aconteça, o impacto real provavelmente não será percebido por um ou dois anos.
Em sua análise, Burry destacou que o momento atual exige cautela tanto na venda e na compra de ações, sugerindo que investidores evitem tanto encurtar quanto adquirir opções de venda (puts) por ora. "Se você está esperando por dicas sobre quando o estouro vai ocorrer, não se prenda a isso", afirmou.
Burry também expressou preocupações sobre o que chamou de "glutonaria do lado da oferta". Isso se refere ao crescimento excessivo de data centers, pedidos massivos de unidades de processamento gráfico (GPUs) e compromissos de investimento multibilionários sem uma demanda real do consumidor final. Para ele, muitos investidores confundem essas ações excessivas com atividade de cadeia de suprimentos.
A classe de ações de tecnologia, em especial, as associadas à IA, tem experimentado uma valorização acelerada e, segundo Burry, isso pode estar atrelado ao marketing do CEO da Nvidia, Jensen Huang, que tem amplificado a hype em torno da empresa e do setor.
"Mesmo quando o pico finalmente acontecer, não será por uma razão específica", ressaltou Burry. "Até mesmo se o estouro da bolha acontecer devido à construção de infraestrutura em IA, isso provavelmente não será percebido antes de um ou dois anos".
Burry foi crítico em relação à Nvidia, que não se manifestou formalmente sobre os comentários de Burry. Ele equiparou a situação atual da empresa a uma bolha similar à que afetou a Cisco durante a bolha da internet, que resultou em uma queda significativa do valor de suas ações.
Durante uma chamada de resultados do terceiro trimestre da Nvidia, Huang tratou sobre as preocupações em torno da bolha de IA, afirmando que a empresa vê a situação de forma diferente. Ele enfatizou que a Nvidia se destaca em todas as fases da inteligência artificial, desde o pré-treinamento até a inferência.
A análise de Burry levanta questionamentos importantes sobre o futuro dos investimentos em tecnologia e inteligencia artificial, sugerindo que o investidor prudente deve estar atento às armadilhas e aos exageros do mercado.