Vince Zampella, ícone da indústria de games, falece em acidente
Vince Zampella, o chefe da Respawn Entertainment e criador da franquia Call of Duty, faleceu em um trágico acidente de carro. A perda deste lendário estrategista da indústria de games, aos 55 anos, abalou toda a comunidade gamer. O acidente ocorreu em Los Angeles no último domingo, 21 de dezembro, quando o veículo dirigido por Zampella, um Ferrari, saiu da estrada após a saída de um túnel na Angeles Crest Highway, ao norte de Los Angeles. O carro colidiu com um barrier de concreto, resultando em um incêndio que matou o designer de jogos. Um passageiro não identificado também perdeu a vida após ser ejetado do veículo e não resistir aos ferimentos no hospital. A causa do acidente ainda está sob investigação.
A Respawn Entertainment, sob a liderança de Zampella, se tornou uma das principais subsidiárias da gigante dos games Electronic Arts (EA). A empresa é responsável por diversas franquias de sucesso, como Titanfall e Apex Legends, além de ter contribuído significativamente com títulos renomados da saga Star Wars, como Star Wars Jedi: Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor. Zampella também participou do desenvolvimento do Battlefield 6, após a sua transição para os estúdios da EA. Notável por ser um dos três co-fundadores de Call of Duty, Zampella ajudou a moldar a série que se tornaria a mais bem-sucedida da história dos videogames, vendendo mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo e contando atualmente com 22 edições diferentes, sendo a mais recente Call of Duty: Black Ops 7, lançada no mês passado.
A notícia da morte de Zampella deixou a indústria de jogos em luto. A Electronic Arts publicou um comunicado expressando a sua tristeza, afirmando: “Esta é uma perda inimaginável e nossos corações estão com a família de Vince, seus entes queridos e todos aqueles que foram tocados por seu trabalho”. A Infinity Ward também lamentou a perda, ressaltando que seu “legado de criar entretenimento icônico e duradouro é imensurável”, enviando suas condolências à família e amigos de Zampella. A Respawn publicou uma homenagem, chamando-o de lenda da indústria e um líder visionário que moldou times e jogos. “Sentiremos sua falta profundamente”, afirmou o estúdio.