Aumento de preços na Amazon é impactado por tarifas de importação
O CEO da Amazon, Andy Jassy, declarou que o aumento de preços impulsionado por tarifas está começando a ser percebido pelos consumidores, à medida que os fornecedores se esgotam de produtos importados antes da imposição dessas tarifas. Durante uma entrevista ao canal CNBC no Fórum Econômico Mundial em Davos, Jassy alertou que os itens que estão sendo vendidos na plataforma da Amazon começarão a refletir o impacto das tarifas.
Segundo Jassy, os fornecedores não têm "opções infinitas" e estão enfrentando a necessidade de repassar os custos crescentes para os consumidores. Ele também comentou que, embora a Amazon se esforce para "manter os preços o mais baixos possível", os aumentos de preços podem ser inevitáveis em certos momentos. "A esse ponto, porque o varejo opera com margens de lucro de um dígito médio, se os custos das pessoas aumentarem em 10%, não há muitos lugares para absorver isso," afirmou Jassy.
A Amazon, que inicialmente se beneficiou do estoque acumulado de seus fornecedores para evitar aumentos de preços significativos, está agora enfrentando uma mudança. Antes, em junho de 2025, Jassy havia notado que não havia aumentos perceptíveis nos preços, mas agora o cenário parece ter mudado. Além disso, algumas empresas estão optando por absorver os custos para manter a demanda, enquanto outras aumentam os preços.
Durante a administração de Donald Trump, tarifas sobre importações foram estabelecidas, incluindo um imposto de 10% sobre quase todas as importações. Essa situação gerou autoridades e discussões sobre os efeitos das tarifas sobre o mercado. Jassy comentou que muitos dos parceiros de venda da Amazon anteciparam a necessidade de estoque, considerando a incerteza sobre futuras tarifas. Entretanto, com a redução do estoque pré-tarifa, ele advertiu que os consumidores começarão a notar essas aumentos.
Além disso, uma análise do Instituto Kiel de Economia Mundial, um think tank alemão, revelou que 96% da nova receita obtida pela Alfândega dos EUA está sendo paga pelos consumidores americanos, enquanto apenas 4% do ônus é suportado por exportadores estrangeiros. Esta quantidade uma alerta significativo sobre como as tarifas afetam diretamente o consumidor americano.
Ainda não houve resposta da Amazon a solicitações de comentários sobre esses aumentos de tarifas e preços, mas a discussão sobre os impactos das tarifas está gerando grande interesse em todo o setor de comércio eletrônico.