O Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão (SAG-AFTRA) atualizou seus membros sobre a situação das negociações relacionadas às proteções de inteligência artificial (IA) para atores de videogame. Apesar de algum progresso, o sindicato aponta que ainda existe uma "distância frustrante" a ser superada nas discussões com o grupo de negociação do setor de jogos, que inclui representantes das principais empresas de jogos AAA.
Recentemente, o SAG-AFTRA apresentou um gráfico que destaca as discrepâncias entre suas propostas e as da outra parte. Entre os pontos ainda em debate estão:
- Proteção contra réplica digital: A proposta do SAG-AFTRA visa garantir proteção para todo o trabalho, incluindo o produzido antes de um contrato, enquanto o grupo do setor quer limitações.
- Definição de “réplica digital”: O SAG-AFTRA pretende incluir qualquer atuação identificável de um artista, enquanto o setor sugere uma definição que pode permitir exclusões.
- Artistas de movimento: A inclusão de profissionais que trabalham com movimento no acordo de IA generativa ainda está pendente.
- Termos de interações geradas por IA: O sindicato deseja o uso do termo “geração em tempo real”, enquanto o setor propõe “geração processual”.
- Divulgação de uso de voz: Não está claro se os empregadores devem informar se a voz do artista será misturada com outras para criar uma réplica digital.
- Consentimento de uso em greves: O SAG-AFTRA busca retirar o consentimento para o uso de réplicas digitais durante greves, mas os empregadores querem continuar a utilizá-las nesse contexto.
- Duração do consentimento: O SAG-AFTRA sugere um período de cinco anos com renovação, enquanto o grupo de negociação pretende um consentimento perpétuo.
- Compensação financeira: Existente divergências sobre o quanto os artistas devem receber pelo uso de réplicas digitais, embora haja um acordo provisório sobre bônus.
- Implementação de um sistema de rastreamento: O SAG-AFTRA propõe um mecanismo para monitorar o uso de réplicas digitais, mas o grupo de negociação considera isso irrealizável.
- Definições sobre artistas sintéticos: Discussões sobre a regulamentação de personagens criados por IA estão em aberto.
Embora a lista de tópicos em disputa seja extensa, o SAG-AFTRA confirma que alguns acordos provisórios foram alcançados, como em questões de bônus e remuneração mínima. No entanto, a carta do sindicato aos seus membros expressa preocupação com as percepções de que as partes estão próximas de um consenso, quando na verdade consideram que ainda há um longo caminho a percorrer. O diretor-executivo nacional e negociador-chefe do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, reforçou essa mensagem aos associados, alertando sobre as dificuldades impostas pela greve e a necessidade de resistir a abordagens que possam comprometer os direitos dos artistas.
“Com seus projetos previamente assinados se arrastando pelo pipeline de produção, os empregadores estão sentindo o aperto da greve, já que os membros do SAG-AFTRA que trabalham com videogames continuam unidos e se recusam a trabalhar sem as proteções adequadas”, alertou Crabtree-Ireland, fazendo um apelo à responsabilidade no setor.
Em resposta, a porta-voz do grupo de negociação do setor de videogames, Audrey Cooling, declarou que eles propuseram um acordo que inclui aumentos salariais de mais de 15% para os artistas representados pelo sindicato, além de melhores condições de saúde e segurança e compensações por uso de performances em outros jogos. Cooling expressou otimismo quanto à possibilidade de retomar as negociações para alcançar um acordo.
A greve, que já dura oito meses, foi principalmente motivada pela falta de consenso sobre os direitos em relação à inteligência artificial, apesar de a maioria das outras 25 propostas já terem sido confirmadas por ambas as partes. Os efeitos dessa greve já se fazem sentir, com relatos de jogadores observando NPCs sem vozes em jogos como Destiny 2 e World of Warcraft.
Além disso, episódios recentes mostraram que dubladores de jogos, como os de Zenless Zone Zero, foram substituídos sem aviso prévio, o que evidencia ainda mais a tensão atual dentro da indústria.
A situação continua em desenvolvimento, e muitos esperam que as próximas negociações possam trazer um resultado favorável tanto para os artistas quanto para as empresas do setor game.
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