Em uma ação coordenada que visa aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito, cinco cidades do Alto Tietê estão participando do Maio Amarelo 2025. O tema deste ano é 'Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana', refletindo a importância da responsabilidade individual dos motoristas. As cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano já anunciaram suas programações para o evento, que ocorrerá até o dia 30 de maio.
A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a alarmante taxa de mortes e feridos no trânsito. Um levantamento realizado pelo g1 trouxe informações sobre as ações planejadas nas dez cidades que compõem a região do Alto Tietê. Biritiba-Mirim, por exemplo, anunciará suas atividades na segunda quinzena de maio, enquanto Guararema ainda está em fase de elaboração dos eventos. As cidades de Arujá, Poá e Salesópolis, por sua vez, não responderam às consultas da equipe de reportagem.
Para o especialista em tráfego e transporte urbano, Erico Francisco Innocente, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, as campanhas de conscientização têm um impacto positivo não apenas no Brasil, mas também em outros países. Innocente ressalta que é essencial que os motoristas compreendam suas responsabilidades quando estão ao volante. "Eles não estão em um ambiente onde podem criar situações de risco; devem fazer parte de um sistema que exige responsabilidade", afirma.
De acordo com dados do Infosiga, o Alto Tietê registrou uma queda de 33,33% no número de mortes no trânsito em março, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Isso se traduz em 16 óbitos, entre os quais 14 eram homens e duas mulheres. As causas dos acidentes estão frequentemente associadas à falta de responsabilidade dos motoristas, já que a maioria dos veículos hoje conta com dispositivos de segurança avançados, enquanto pedestres e motociclistas continuam sendo as principais vítimas.
As ações do Maio Amarelo variam entre as cidades. Em Ferraz de Vasconcelos, estão programadas blitzs educativas e atividades nas escolas. Itaquaquecetuba apresentará um simulador de impacto na Praça Padre João Álvares, além de outras demandas de educação no trânsito que incluem teatro voltado para idosos e alunos de escolas municipais.
Mogi das Cruzes também está planejando diversas atividades, incluindo a instalação de um simulador de impacto no Largo do Rosário, conferindo um caráter interativo à campanha. Santa Isabel realizará uma Jornada Multidisciplinar de Segurança no Trânsito, promovendo palestras voltadas para todos os motoristas e servidores públicos da região.
Suzano abordará o Maio Amarelo com três atividades voltadas para crianças e jovens, proporcionando aprendizado lúdico por meio de teatros de fantoches e simulações. Uma dessas iniciativas ocorrerá no Parque Max Feffer, destinado a atender até 2 mil crianças e conscientizar sobre a segurança no trânsito de forma envolvente e educativa.
Essas ações são fundamentais para aumentar a conscientização do público sobre a segurança no trânsito e reforçar a importância da responsabilidade ao dirigir. O Maio Amarelo 2025 promete ser um grande passo na transformação da mentalidade de motoristas e pedestres na região do Alto Tietê.