Novas acusações de plágio surgem contra a Bungie, desta vez envolvendo a artista ANTIREAL, que afirma que designs originais criados por ela em 2017 foram utilizados no jogo Marathon sem o devido crédito. A artista compartilhou sua descoberta nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter) e no Bluesky, destacando que ambientes do jogo contêm elementos visuais, fontes e layouts que correspondem às suas criações.
Em seu post, ANTIREAL fez comparações lado a lado entre o jogo e suas obras, revelando semelhanças notáveis, inclusive a utilização de seu logo dentro do jogo. Ela aponta um exemplo onde uma sequência de ícones no jogo possui design idêntico ao seu trabalho, bem como um layout e uma moldura bastante semelhantes.
Outra comparação apresentada por ANTIREAL mostra que a tela do jogo utiliza o nome "ALEPH" junto à tagline "Logística de transporte no espaço escuro", utilizando o mesmo estilo de fonte que ela empregou, além de elementos correspondentes como setas direcionais e linhas. A artista observou que, embora a empresa não estivesse obrigada a contratá-la, seus designs claramente foram apropriados sem compensação ou atribuição. "Em 10 anos, nunca consegui um rendimento consistente com esse trabalho e estou cansada de grandes empresas que se alimentam do meu design enquanto eu luto para ganhar a vida", desabafou.
ANTIREAL também confirmou que o diretor de arte da Bungie, Joseph Cross, segue sua conta há anos, mas que nunca houve comunicação entre eles. Em resposta a um comentário, ela destacou que Cross recentemente mencionou estar colaborando com a agência Kurppa Hosk, sendo que alguns designs da agência lembram suas obras.
Historicamente, a Bungie já enfrentou outras alegações de plágio semelhantes. Em 2021, a empresa usou uma representação de Xivu Arath, feita por um fã, sem consentimento em um trailer promocional, levando a um pedido de desculpas e posterior autorização. Em 2023, um corte de Destiny 2: Season of the Deep apresentou uma obra semelhante a uma peça de 2020 do artista Julian Faylona, reconhecendo a Bungie ter cometido um erro e compensando o artista. Mais recentemente, em setembro de 2024, a Bungie foi acusada de copiar uma obra de 2015 do artista Tofu Rabbit para o design de um Nerf blaster baseado na arma Ace of Spades de Destiny 2, resultando em desculpas e compensação. E em outubro de 2024, a autora de ficção científica Kelsey Martineau processou a empresa por plágio de elementos de sua história de 2013, a saga Red War em Destiny 2. Embora a Bungie tenha tentado arquivar a ação em dezembro do mesmo ano, o tribunal negou o pedido e a ação ainda está em andamento.
Marathon, o novo shooter de extração da Bungie, ambientado no ano de 2893 em uma colônia abandonada no Tau Ceti IV, permitirá que os jogadores assumam papéis de mercenários cibernéticos conhecidos como Runners. Esses seres pós-humanos participarão de missões de alto risco para recuperar artefatos valiosos em ambientes hostis e em constante mudança. Com um sistema de jogo baseado em PvPvE, os jogadores precisarão enfrentar tanto equipes inimigas quanto ameaças controladas pela IA enquanto competem para extrair seus tesouros antes de serem eliminados.
O jogo teve sua primeira alfa fechada entre os dias 23 de abril e 4 de maio, com lançamento programado para 23 de setembro deste ano.
Autora: Anna Bernardo