O fim de MultiVersus, um jogo de luta que reunia personagens da Warner Bros., marca o término de uma curta e peculiar era no mundo dos games. Após um lançamento promissor, o jogo, que buscava ser um rival para Super Smash Bros., encerrou suas atividades cerca de um ano após seu relançamento completo. Não é novidade que a indústria de jogos multiplayer enfrenta um crescente número de encerramentos, com títulos como Babylon's Fall, Crossfire X e até mesmo o Suicide Squad: Kill the Justice League, todos abandonados rapidamente após suas chegadas aos consoles.
As razões para a queda de MultiVersus variam conforme a perspectiva dos jogadores e críticos. Muitos apontam os problemas relacionados à monetização do jogo, enquanto outros criticam as diferenças no gameplay entre a fase beta e o lançamento final em 2024. Contudo, um dos fatores que mais se destaca é o elenco de personagens escolhido, que mistura grandes ícones, como Batman e LeBron James, a personagens menos conhecidos, como figuras coadjuvantes de Gremlins e Adventure Time. Essa diversidade, embora atraente em teoria, pode ter diluído a experiência para os fãs mais fervorosos de jogos de luta, que esperavam por mais figuras icônicas do universo DC, como Flashes e Robins.
A originalidade das colaborações entre franquias também tem se esvaído. No passado, ver personagens de diferentes mundos interagindo era uma surpresa encantadora. Para muitos que cresceram nos anos 90, encontros como Jimmy/Timmy Power Hour e Kim Possible com Lilo e Stitch eram verdadeiros eventos especiais, raros e memoráveis. Hoje, empresas como a Warner Bros. buscam regularizar tais encontros, transformando-os em eventos grandiosos que, eventualmente, perdem seu fator surpresa. O que poderia ser uma reunião excitante de personagens agora se tornou algo comum e previsível.
Durante a trajetória de MultiVersus, testemunhamos também inúmeras colaborações de personagens icônicos com outros títulos, como a interação entre Batman e Marvel no Fortnite, e a inclusão de figuras do terror no Mortal Kombat. Jogos como Call of Duty, por sua vez, vêm apresentando um desfile de personagens, incluindo as Tartarugas Ninja e figuras de Squid Game, na forma de DLCs. Embora muitos jogadores recebam essas atualizações com entusiasmo, há uma parcela que acredita que a saturação de skins de IPs se torna excessiva e, em alguns casos, prejudica a jogabilidade.
Como ocorreu com o Suicide Squad, MultiVersus se viu sufocado pela tentativa da Warner Bros. de se inserir em um nicho que prometia lucro fácil. O que é mais triste é que o impacto recaiu principalmente sobre a Player First Games, responsável pelo título, que após o lançamento oficial viu a Warner Bros. adquirir o estúdio, que agora também foi fechado. Embora o futuro de crossovers no mundo dos games continue, com a DC preparando suas personagens para interagir com a Marvel pela primeira vez em 20 anos, a indústria permanece em uma corrida sem fim, onde os mundos colidem até não restar mais lugar para novas interações.