Gato Marcelo se tornou um 'engenheiro de sonecas' na obra do Moegão, conquistando o coração dos funcionários. Reprodução: Globo
No Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, um gatinho chamado Marcelo conquistou o coração dos trabalhadores da obra do Moegão, onde atua informalmente como "engenheiro de sonecas". Desde sua chegada em outubro de 2024, Marcelo se tornou um verdadeiro membro da equipe do setor de Meio Ambiente e Segurança, trazendo leveza e alegria ao ambiente de trabalho.
Marcelo apareceu entre contêineres e logo foi adotado por Felipe Zeppelini, engenheiro de segurança do trabalho, e sua equipe. Segundo Zeppelini, o plano para resgatar o gato envolveu uma refeição servida como isca para atrair o animal, que muito magro foi encontrado, indicando um possível abandono.
“No dia seguinte colocamos a ração no pote. Ele apareceu ao final do dia. Estava bem magrinho e acreditamos que tenha sido abandonado”, recordou.
Com o seu novo lar, Marcelo ganhou ração, petiscos e diversas camas para fazer suas sonecas. Ele logo se tornou conhecido entre todos os setores da obra, com os trabalhadores percebendo que sua presença era um sinal de um bom ambiente de trabalho. O engenheiro Zeppelini acrescentou: “Aqui todos gostam dele e ajudam a cuidar um pouco também.”
Marcelo foi tão bem recebido que recebeu um crachá, identificando-o oficialmente como integrante da equipe. O crachá foi feito por um estagiário e possui até a sigla "MIAU" para representar seu trabalho como engenheiro de sonecas. “Ele intervém em nossas atividades para garantir que as sonecas sejam bem aproveitadas”, brincou Zeppelini.
Após tanto mimo por parte dos funcionários, Marcelo enfrentou um desafio: a dieta. “Ele chegava em cada sala e comia um pouquinho aqui, comia um pouquinho ali. Ele mesmo abria as gavetas para pegar comida sozinho, foi então necessário intervir”, contou Ganaliel Machado, auxiliar de escritório.
A obra do Moegão é um sistema ferroviário exclusivo para a descarga de grãos e farelos, orçada em R$ 592 milhões. Com 600 mil metros quadrados, terá capacidade para descarregar até 180 vagões simultaneamente, prevendo-se a conclusão até o final de 2025. Sua infraestrutura inclui moegas, sistemas de transporte, balanças ferroviárias e prédios administrativos.