A cratera na Marginal Tietê, que completa um mês nesta quarta-feira (11), gerou grandes transtornos no trânsito da Zona Oeste de São Paulo. O buraco, que se abriu na pista central, altura da Ponte Atílio Fontana, foi causado por uma infiltração na caixa de acesso, estrutura fundamental para a manutenção da rede de esgoto da Sabesp.
A primeira ocorrência da cratera foi registrada em 10 de abril, quando a Sabesp descobriu problemas na infraestrutura, levando à interdição do trecho. Após o fechamento, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou bloqueios temporários e, em 14 de maio, o trânsito foi liberado momentaneamente após os primeiros reparos.
No entanto, a situação se complicou novamente. No dia 11 de maio, a cratera ressurgiu pelo mesmo motivo, o que levou a uma nova avaliação da Sabesp. A companhia constatou que o problema era mais complexo, resultando na necessidade de refazer a caixa de acesso e garantiu que há instabilidade no solo, representando riscos tanto para os trabalhadores quanto para os motoristas que circulam pelo local.
Para amenizar o impacto no trânsito, foi implementada uma alça provisória que facilita o acesso entre a pista local e a pista central da Marginal Tietê. Essa alternativa, que conta com duas faixas temporárias, foi executada pela CCR, a concessionária responsável pela via, e custeada integralmente pela Sabesp.
A empresa intensificou esforços utilizando concreto para estabilizar o solo na área afetada, com uma quantidade que equivaleria a 20 caminhões betoneiras. Esse volume de material deverá mais que dobrar nos próximos dias, o que permitirá que a equipe da Sabesp consiga descer com segurança aos cerca de 18 metros necessários para realizar a troca da caixa de acesso. Contudo, ainda não existe um prazo definido para a conclusão das obras de reparo.
Enquanto isso, motoristas e moradores da região continuam a enfrentar os efeitos das interdições e das dificuldades no trânsito da Marginal Tietê, que se intensificam ainda mais com o cenário de instabilidade na estrutura afetada.