A Disney confirmou que realizou demissões pela segunda vez neste mês, desta vez focando nos departamentos de produtos e tecnologia. Sob a liderança de Adam Smith, chefe desses setores, o corte afetou menos de 2% da equipe da empresa.
Apesar das reduções, a Disney ainda está no processo de contratação nessas áreas. Segundo informações de uma fonte com conhecimento direto, as demissões foram parte de uma estratégia para reequilibrar os recursos, embora a empresa continue a expandir suas equipes em produtos e tecnologia.
Adam Smith, que se juntou à Disney no ano passado vindo do YouTube, tem como objetivo aprimorar as tecnologias para Disney+ e Hulu, além de desenvolver o novo produto de streaming da ESPN, que deve ser lançado ainda este ano.
No início deste mês, a gigante do entretenimento demitiu várias centenas de funcionários, dando continuidade a uma série de reduções de pessoal nos últimos anos. Essa primeira rodada de demissões atingiu em maior parte profissionais de marketing de TV e cinema e foi relacionada ao declínio generalizado na audiência da TV linear.
A Disney tem enfrentado desafios a medida que os espectadores de TV migram para plataformas de streaming, onde os lucros ainda demoram a se consolidar. O CEO Bob Iger já havia sinalizado a intenção de realizar cortes significativos quando retornou em 2022, anunciando que cortaria cerca de 7.000 empregos ao longo de 2023.
Essas demissões ressaltam a intenção da empresa em se adaptar ao cenário em constante mudança da mídia e entretenimento, embora a Disney continue estabelecendo sua presença em mercados de streaming e novas tecnologias.