A Ferrari, tradicional fabricante de supercarros, fez sua entrada no setor náutico com o lançamento do Hypersail, um inovador protótipo de iate de corrida, projetado para ser movido exclusivamente por energia renovável. Com 30 metros de comprimento e previsão de lançamento para 2026, o Hypersail utiliza energia solar, eólica e cinética, dispensando motores a combustão.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto naval Guillaume Verdier e transformará o iate em uma plataforma de pesquisa para futuras tecnologias que poderão ser aplicadas no automobilismo e em carros de rua. Giovanni Soldini, um experiente velejador, liderará a equipe durante os testes no mar, assegurando que a embarcação alcance seu máximo potencial em corridas sem paradas e sem apoio externo.
A embarcação monocasco de 30 metros não apenas representa uma mudança significativa na abordagem da Ferrari em relação à energia, mas também tem como objetivo competir em um novo formato de corridas, focando em desempenho e autossuficiência elétrica. Todos os sistemas a bordo serão alimentados por energia renovável, permitindo que as operações, incluindo controles e eletrônicos, sejam totalmente sustentáveis.
O design do Hypersail apresenta uma quilha basculante e hidrofólios que garantem estabilidade durante a navegação. Essa configuração é essencial para o desempenho de alto nível esperado em competições, refletindo a ambição da Ferrari de se destacar em um campo completamente novo, além das pistas de Fórmula 1.
A decisão de avançar para o mundo náutico segue a tendência da empresa em se diversificar e se adaptar à nova era elétrica da indústria automotiva, que inclui planos para lançar seu primeiro supercarro totalmente elétrico ainda este ano.
O nome Hypersail é uma homenagem à rica herança de corridas da Ferrari, simbolizando a evolução da marca e sua conexão histórica com a velocidade e inovação, similar ao sucesso do seu revolucionário Hypercar, tricampeão das 24 Horas de Le Mans.