Plympton Adota Sistema de Pagamento por Saco de Lixo
A cidade de Plympton, em Massachusetts, tomou a ousada decisão de mudar sua abordagem em relação ao lixo, implementando um sistema que faz com que os residentes paguem por cada saco de lixo descartado. Essa ação resultou na redução de 305 toneladas de resíduos anuais, um feito notável para uma comunidade de cerca de 3.000 habitantes.
Impacto Financeiro e Ambiental
Antes da nova política, os residentes pagavam um adesivo de $240 para acesso ao aterro, permitindo descartar quantidades ilimitadas de lixo. Entretanto, a combinação de altos volumes de resíduos e taxas de aterro em ascensão levava a um custo que superava largamente a receita obtida pela cidade. A alternativa de aumentar os preços dos adesivos foi considerada, mas poderia causar impacto negativo nas famílias de baixa renda e nos idosos. Em vez disso, optaram pela cobrança por saco, uma estratégia já observada em outros municípios.
Resultados da Nova Abordagem
Após a implementação do novo sistema em 2022, Plympton viu a produção de lixo cair de 640 toneladas para apenas 335 toneladas em um ano. Rob Firlotte, o superintendente da estrada local, afirmou que essa mudança incentivou os moradores a reciclarem mais, economizando dinheiro no processo. Os adesivos passaram a custar $65 e os sacos de lixo são vendidos com preços fixados por volume ($1,25 pelo saco de 15 galões e $2,50 pelo de 33 galões). Isso significa que uma família que produz apenas um pequeno saco de lixo por semana gastaria aproximadamente $130 ao ano, uma economia de $350 em comparação à duplicação do preço do adesivo.