Em uma reviravolta inesperada para o mundo do futebol argentino, o River Plate confirmou a contratação do jogador Maxi Salas, do Racing, causando a revolta do presidente do Racing, Diego Milito. Ele se mostrou desapontado com a decisão do clube rival, que, segundo ele, havia prometido não pagar a multa rescisória de 8 milhões de euros (R$ 51,8 milhões) para levar o atleta.
Na entrevista concedida à TYC Sports, Milito expressou sua insatisfação poucos minutos antes do jogo entre Racing e San Martín, válido pela Copa Argentina. "A palavra é decepção, especialmente em relação ao River como instituição, ao seu presidente, Jorge Brito, e ao secretário geral. Eles não honraram sua palavra, pois tinham me garantido que não iriam exercer essa cláusula", afirmou.
O presidente do Racing destacou que a comunicação com a diretoria do River ocorreu há cerca de um mês, quando ficou claro que Maxi Salas não estava à venda. "Falei com o presidente do River, e ele confirmou que Maxi não era negociável. Era um pacto que se tinha entre os clubes", disse Milito, enfatizando a quebra de confiança.
Milito ainda fez menção à intervenção de Chiqui Tapia, presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), que tentou evitar uma crise institucional relacionada à transferência. "Infelizmente, o presidente do River e o secretário geral ignoraram a vontade do presidente da AFA. O jogador executou a cláusula e não é mais jogador do Racing", lamentou.
Confira nossas ofertas
Além disso, o clima de insatisfação não se limita apenas a Milito. Gustavo Costas, treinador do Racing, também expressou descontentamento em relação à saída de Salas, que ele mesmo havia indicado para o clube. "Foi uma decepção porque ele contava com o jogador. Essa saída, logicamente, o machuca", complementou.
A situação expõe uma tensão crescente entre os clubes e levanta questões sobre a ética nas negociações no futebol argentino. Com a oitiva do presidente do Racing, a expectativa é que essa situação sirva de alerta para as práticas futuras nas relações entre as instituições.