O estúdio de games Romero Games, fundado por Brenda e John Romero, anunciou o encerramento de suas atividades após o cancelamento de um projeto em desenvolvimento. A decisão veio após a Microsoft ter cortado o financiamento para a empresa, resultando na demissão de aproximadamente 9 mil funcionários, com a divisão de jogos sendo uma das mais afetadas.
Romero Games, responsável por títulos conhecidos como Empire of Sin e Doom Sigil, surgiu em 2015 e rapidamente se destacou na indústria de jogos. A confirmação do fechamento foi feita por meio das redes sociais do estúdio, onde expressaram que trabalhavam em um novo jogo, que ainda não havia sido revelado. Apesar de terem cumprido todas as metas internas, o apoio da Microsoft foi interrompido.
Em uma declaração, Brenda Romero destacou que o encerramento não estava relacionado ao desempenho da equipe ou à qualidade do jogo. "A decisão foi tomada em um nível hierárquico superior ao da publisher, indo além do nosso alcance ou controle", afirmou. Ela também ressaltou que o estúdio recebeu elogios constantes e superou as etapas de avaliação necessárias.
O cancelamento do financiamento da Microsoft teve um impacto direto na sustentabilidade do estúdio, que contava com uma equipe de profissionais com décadas de experiência. Brenda comentou sobre a difícil situação enfrentada em um dia marcado pela despedida e pelo apelo ao apoio à equipe. "Estamos avaliando os próximos passos e trabalhando para dar suporte ao nosso time. Muitos de nós estão juntos há mais de dez anos, alguns há mais de 20. É um dia extremamente difícil", completou.
Esse caso de encerramento é apenas um dos vários que surgem a partir da recente reestruturação promovida pela Microsoft. A companhia já havia realizado demissões em uma primeira leva este ano e a divisão Xbox foi uma das mais impactadas, segundo informações de Phil Spencer, chefe da Xbox. Ele justificou a necessidade de focar em áreas de crescimento estratégico e aumentar a eficiência organizacional, fazendo escolhas importantes para o sucesso futuro da empresa.
Além disso, há especulações sobre como os investimentos em inteligência artificial podem ter influenciado os cortes. A alta demanda por tecnologia, como o Copilot, estava gerando custos elevados, e o retorno financeiro ainda se mostra incerto. Essa pressão por resultados pode ter alterado a relação da Microsoft com estúdios e criadores no mercado global, levando a decisões difíceis como essa.
Com informações do The Verge