Na última atualização da previsão do tempo para esta quinta-feira, 10 de julho de 2025, o Brasil apresenta um quadro climático bem distinto entre suas regiões. Enquanto o Centro-Sul demonstra uma leve elevação nas temperaturas, com a ocorrência de geadas isoladas no Sul, as regiões Norte e Nordeste estão sob alerta de tempestades e chuvas intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um dia de tempo firme para a maior parte do país, exceto em áreas do Norte e do Nordeste, que têm expectativas de temporais. No Sudeste, o frio persiste, mas com uma melhora gradual. O Inmet reforça a necessidade de cuidados em decorrência das condições climáticas adversas, especialmente nas localidades que são frequentemente afetadas por chuvas fortes.
No Centro-Sul, as temperaturas tendem a subir um pouco, mas ainda persistem as possibilidades de geadas isoladas nas regiões mais frias do Sul e uma maior amplitude térmica no Centro-Oeste. Andrea Ramos, meteorologista, destaca que, enquanto no centro e sul do Brasil as temperaturas estão mais amenas, do centro para o norte permanecem em níveis quentes e secos.
No Nordeste, o Inmet alerta para chuvas acumuladas em várias áreas litorâneas, abrangendo Pernambuco, Paraíba e partes do Rio Grande do Norte. Ademais, a capital São Luís, no Maranhão, e o extremo norte do Amazonas também estão sob perspectiva de chuvas intensas. Esse clima chuvoso no Norte é atribuído à termodinâmica local, onde o calor e a umidade propiciam a formação de nuvens de chuva, especialmente durante a tarde.
No Sudeste, a temperatura ainda se mantém baixa, mas já há sinais de leve melhora. Vitória é a capital mais quente, com temperaturas atingindo 25°C. São Paulo registrará 21°C, enquanto Belo Horizonte e o Rio de Janeiro devem marcar 22°C. O Centro-Oeste apresenta mínimas baixas, mas com uma amplitude térmica notável, destacando Cuiabá, que começa o dia com 17°C e poderá alcançar máximas de 31°C durante o dia.
Em relação à previsão de geadas, o Inmet emitiu alertas para a região Sul, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. Curitiba, por exemplo, poderá registrar temperaturas mínimas em torno de 5°C, enquanto Florianópolis pode alcançar até 20°C.
Com o avanço das condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo. Algumas instruções incluem: desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; observar alterações nas encostas; e permanecer em local seguro durante rajadas de vento. Além disso, a população deve proteger seus pertences em casos de inundação, utilizando sacos plásticos, e entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros quando necessário.
\nA previsão do tempo é uma informação útil para todos os brasileiros, pois possibilita que a população se prepare adequadamente para as mudanças climáticas diárias e tome as melhores decisões.”}}}},{