As lentes de realidade aumentada (AR) agora prometem trazer a tão sonhada experiência de bloqueio de anúncios para o mundo real. Recentemente, surgiram inovações que permitem que quem não suporta publicidade consiga filtrá-las não apenas em telas, mas também em ambientes cotidianos.
O software desenvolvido pelo engenheiro Stijn Spanhove, que usa as Spectacles da Snap, combina câmeras da lente com a tecnologia do Google, chamada Gemini, para identificar e bloquear anúncios no ambiente. Ao visualizar um anúncio, as lentes aplicam virtualmente um "bloqueador" sobre ele, oferecendo uma experiência mais limpa ao usuário.
Embora a ideia de bloquear anúncios não seja nova, a implementação dessa tecnologia no mundo físico é um avanço significativo. Com isso, os consumidores ganham não apenas um alívio da publicidade invasiva, mas também o controle sobre o que veem em sua rotina diária.
O aplicativo ainda está em fase experimental, mas as perspectivas são animadoras, especialmente com grandes empresas como Meta e Apple investindo fortemente em tecnologias de AR. Contudo, alguns entusiastas do assunto apontam que existem formas mais criativas e divertidas de obstruir anúncios além do simples bloqueio. Em uma interação nas redes sociais, um usuário sugeriu que fotos de família ou imagens da natureza poderiam ser alternativas mais agradáveis. Quem sabe até imagens de gatos ou cachorros!
Apesar de atualmente ser uma experiência divertida e experimental, se a Snap decidir lançar suas Spectacles de forma mais ampla no mercado, podemos esperar um aumento no número de aplicativos que ampliem essa funcionalidade. Por enquanto, os consumidores vão continuar expostos a anúncios enquanto a tecnologia amadurece, mantendo os criadores de conteúdo, como as campanhas da Shen Yun, em destaque.
Os avanços na realidade aumentada estão moldando um futuro em que o controle sobre o ambiente visual parece mais próximo do que nunca. O que se espera agora é que mais desenvolvedores e criadores explorem essas possibilidades, transformando realidade e publicidade em uma experiência muito mais adequada ao desejo do público.”}}}},{