O Flamengo fez uma movimentação significativa no mercado de transferências ao acertar a contratação do lateral-direito Emerson Royal, de 26 anos, que estava no Milan. O valor da negociação é de 9 milhões de euros, cerca de R$ 58 milhões, e ocorre em um momento de transição para o clube, que se prepara para a saída de Wesley, que está a caminho da Roma.
Durante as tratativas, o Flamengo superou uma negociação em andamento do jogador com o Besiktas, garantido assim um reforço para a posição crítica na equipe. Emerson já tem uma trajetória consolidada no futebol, com passagens por Barcelona e Tottenham, embora neste último não tenha logrado se firmar.
A assinatura do lateral-direito representa a segunda aquisição do Flamengo nesta janela de transferências, que foi aberta no dia 10 de agosto. A primeira foi o meio-campista Saúl, ex-Atlético de Madrid. Além de Emerson e Saúl, o clube carioca também está conversando com os jogadores Jorge Carrascal e Samuel Lino, aumentando suas opções para a temporada.
Com a iminente saída de Wesley, revelado pelo próprio Flamengo e que se prepara para reforçar a equipe da Roma, a diretoria rubro-negra já iniciou as negociações com o Milan para viabilizar o retorno de Emerson ao futebol brasileiro. Essa estratégia pode fortalecer o elenco e proporcionar novas oportunidades ao jogador, que enfrenta um momento crítico em sua carreira.
Atualmente, Emerson Royal está se recuperando de uma lesão grave na panturrilha direita, a qual o afastou dos campos por um longo período. Ele chegou ao Milan na última temporada, proveniente do Tottenham. Antes de sofrer a contusão, Emerson enfrentou críticas tanto da torcida quanto da mídia, e a diretoria do Milan decidiu contratar o inglês Kyle Walker, ex-capitão do Manchester City, para a posição.
Emerson foi revelado pela Ponte Preta e teve passagens por Atlético-MG e Barcelona, onde também enfrentou dificuldades para se firmar. No Barcelona, passou por um período de empréstimo ao Real Betis, que se estendeu por três temporadas, antes de se transferir para a Inglaterra. Ao longo de sua carreira, o lateral-direito teve várias convocações para a Seleção Brasileira, ressaltando seu potencial e habilidades em campo.