Durante as férias, jogadores de alto nível na Europa estão cada vez mais optando por manter suas rotinas de treino. Essa nova prática visa garantir que eles continuem em forma e máximo desempenho para suas equipes na temporada seguinte. Entre os preparadores envolvidos, destacam-se profissionais brasileiros que trabalham com figuras proeminentes, como o filho de Cristiano Ronaldo, no intuito de elevar o rendimento dos atletas.
Compromisso com a Performance
Julerson Dias, um ex-jogador e preparador, comentou sobre essa tendência: "Aqui na Europa, mesmo após o término da temporada, muitos jogadores não querem relaxar completamente. Eles buscam permanecer em alto nível". Essa busca incessante pelo desempenho faz com que muitos atletas sejam acompanhados por especialistas já durante o verão.
Trabalho com Estrelas
Nos últimos meses, jogadores da seleção portuguesa como João Cancelo e Nuno Mendes têm treinado com Julerson Dias e Christian Witkowski, ambos da Apex Football Performance. Além dos atletas já conhecidos, aqueles sem clube, como o ex-jogador do Leicester, Jamie Vardy, e Rui Patrício, ex-Wolverhampton, também têm aproveitado esses treinamentos intensivos para se manterem em boa forma.
Estratégias de Treinamento
Julerson explicou que, nesse período de 'off-season', a maioria dos atletas normalmente tira uma pausa de uma semana ou dez dias e já se reestabelece para voltar ao trabalho. "Fazemos também análise de vídeo e treinamos alguns atletas até durante a temporada. Estamos como sparrings para eles, nos adaptando à rotina de cada um", esclarece.
Interesse de Cristiano Ronaldo Junior
Cristiano Ronaldo Junior, mais conhecido como Cristianinho, não ficou de fora dessa nova abordagem. "Ele nos viu trabalhando com alguns dos ídolos dele e manifestou interesse. Temos treinado com ele de três a quatro vezes por ano, especialmente no verão. É incrível ver que não é o pai que o incentiva, mas sim o próprio Cristianinho que organiza os treinos com a gente. Ele demonstra uma verdadeira fome de melhorar e se dedicar ao esporte", comentam os preparadores.
Infraestrutura e Parcerias
A maioria das sessões de treino acontece em clubes e resorts esportivos, tanto em Portugal quanto no exterior, com a colaboração das equipes das quais os atletas fazem parte. Julerson destacou a importância da parceria com os clubes: "As equipes nos informam sobre os treinos que os atletas já realizaram. Isso nos ajuda a não sobrecarregar a musculatura deles". Ele comparou essa nova realidade no futebol a outras modalidades como basquete e futebol americano, onde é comum a presença de treinadores privados, algo ainda em desenvolvimento no futebol.