Nova Medida da SuperVia
A SuperVia anunciou a redução dos intervalos dos trens nos ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz a partir desta terça-feira. A mudança, aprovada pela Agência Reguladora (Agtransp), tem como objetivo principal otimizar o transporte durante os horários de pico.
Impactos nos Intervalos dos Trens
Durante os horários de pico, os trens expressos do ramal Japeri, por exemplo, terão sua frequência reduzida de 10 para 6 minutos. Quanto ao ramal Saracuruna, o intervalo diminuirá de 15 para 12 minutos, enquanto em Santa Cruz, a redução será de 10 para 9 minutos. Essa nova grade de horários visa encurtar o tempo total de viagem em até 5 minutos.
Detalhes das Mudanças nos Ramais
No ramal Japeri, a redução ocorrerá nas manhãs entre 5h e 8h, intervalo em que os trens entre Nova Iguaçu e a Central do Brasil operarão com menos tempo de espera. Também haverá uma diminuição no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, passando de 20 para 15 minutos.
Quanto ao ramal Saracuruna, a melhoria no serviço será percebida tanto na manhã quanto na tarde, especialmente entre Gramacho e Central do Brasil. A gerente de Engenharia e Planejamento Operacional da SuperVia, Julia Neves, comentou: "O passageiro vai perceber que as viagens de Gramacho durarão menos tempo. A expectativa é de que o tempo total da viagem tenha uma redução de até 5 minutos".
Melhorias no Ramal Santa Cruz
No ramal Santa Cruz, as mudanças também são significativas. Os trens expressos entre Campo Grande e Central do Brasil terão o intervalo reduzido de 10 para 9 minutos durante o pico da manhã. Além disso, o trecho entre Santa Cruz e Campo Grande verá uma diminuição no intervalo, que passará de 20 para 18 minutos.
Orientações aos Passageiros
A SuperVia ressalta que a nova grade será aplicável, desde que não haja intercorrências externas, como furto de cabos e vandalismos, que poderiam prejudicar a operação. Para consultas sobre a nova programação, os passageiros podem acessar a ferramenta "Planeje sua Viagem" disponível no aplicativo da SuperVia ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 726 9494.