A China foi anfitriã dos primeiros Jogos Mundiais de Robôs Humanos, um evento que se assemelha às Olimpíadas, mas dedicado a máquinas. A competição ocorreu de 14 a 17 de agosto de 2025, no histórico Oval de Patinação de Velocidade, em Pequim, um local conhecido por sua utilização nas Olimpíadas de Inverno de 2022. O evento reuniu mais de 200 equipes de 16 países, incluindo Japão, Brasil, Alemanha e Estados Unidos, que competiram em 26 modalidades, que variavam de atletismo a ginástica e até mesmo kickboxing e limpeza de hotéis.
Este torneio não serviu apenas para entreter, mas também apresentou os avanços da robótica chinesa, evidenciando a capacidade dos robôs humanoides de desempenharem papéis em cenários do mundo real. O governo de Pequim investiu mais de 20 bilhões de dólares em subsídios para o setor nos últimos 12 meses. Um fundo de um trilhão de yuans, equivalente a aproximadamente 137 bilhões de dólares, está em planejamento para apoiar startups de IA e robótica.
As empresas de robótica dos Estados Unidos, como Tesla e Boston Dynamics, já pediram a legisladores do país que desenvolvam uma estratégia nacional para que possam competir no mesmo nível que a China. Os Jogos marcaram também o fechamento do primeiro shopping de robôs do país e coincidiram com a Conferência Mundial de Robôs de 2025, realizada em Pequim.
Durante a competição, os robôs humanoides exibiram habilidades impressionantes. O primeiro lugar, com medalha de ouro, foi conquistado pelo robô H1 da Unitree Robotics, que completou a prova de 1.500 metros em apenas 6 minutos e 34 segundos. O fundador e CEO da Unitree, Wang Xingxing, expressou sua expectativa de que robôs do futuro consigam operar de forma autônoma, embora a maioria ainda dependa de controle remoto.
Confira nossas ofertas
No entanto, nem tudo correu conforme o planejado, o que destacou as limitações atuais da tecnologia. Alguns robôs enfrentaram problemas, como congelar na linha de partida ou não concluir suas provas. Em uma partida de futebol, um robô desajeitado causou um acidente durante o jogo.
Em relação ao desempenho, as empresas chinesas se destacaram. A Shoucheng Holdings, uma firma de investimentos com sede em Hong Kong, anunciou que as empresas em seu portfólio conquistaram 37 medalhas ao todo, incluindo 12 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze. A Unitree Robotics e a X-Humanoid se destacaram nas medalhas conquistadas. A Unitree conquistou 11 medalhas, com quatro ouros nas provas de 400 metros, 1.500 metros, 100 metros com obstáculos e no revezamento 4x100. A X-Humanoid fez seu nome também ao garantir 10 medalhas, incluindo duas de ouro, uma delas na prova de 100 metros.