Investigação Frota a Tesla por Notificações de Acidentes
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) está investigando a Tesla por possíveis falhas na notificação de acidentes envolvendo suas tecnologias de assistência ao motorista, Autopilot e Full Self-Driving. O órgão revelou que a montadora frequentemente demora meses para relatar dados de acidentes, algo que é exigido que seja feito em até cinco dias após a notificação do incidente.
Relatório Atrasado e Problemas de Coleta de Dados
No aviso da NHTSA, foi destacado que os relatórios da Tesla chegaram meses depois dos eventos, muitas vezes em lotes ou de forma escalonada. O comunicado citou que uma análise preliminar entre o Escritório de Investigação de Defeitos (ODI) e a Tesla indicou que a demora no envio de informações era devido a problemas na coleta de dados da montadora, embora a Tesla tenha informado que essa questão já foi resolvida.
Revisão e Consequências Legais
A NHTSA iniciou um Audit Query, procedimento padrão para rever a conformidade com requisitos legais, a fim de avaliar as causas e a amplitude das potenciais demoras na notificação e as medidas que a Tesla desenvolveu para abordá-las. A agência ainda não respondeu a um pedido de comentário sobre o caso.
Críticas e Precedentes Legais
Dan O'Dowd, fundador do The Dawn Project, uma organização de defesa da segurança tecnológica, ressaltou que a metodologia de contagem de acidentes da Tesla considera apenas aqueles que resultam na ativação do airbag e cujo Autopilot estava ativo nos cinco segundos que antecedem o acidente. Além disso, a NHTSA já investigou os modelos 3 e Y da Tesla por um fenômeno conhecido como "freio fantasma", onde o carro desacelera repentinamente sem motivo aparente.
Consequências Financeiras e Processos em Andamento
No início de agosto, um juiz da Flórida determinou que a Tesla pagasse US$ 242 milhões em danos, considerando que o carro teve participação na culpa por um acidente ocorrido em 2019 que resultou na morte de uma jovem de 22 anos. O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que a companhia apelará dessa decisão. Outro processo movido pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia alega que a Tesla tem usado uma linguagem enganosa em sua publicidade sobre o Autopilot e FSD, levando os consumidores a acreditar que os veículos são mais autônomos do que realmente são.
Defesa e Reações da Empresa
O advogado Matthew Benedetto, do time jurídico da Tesla, negou as alegações e afirmou em audiência que a empresa informa aos clientes que "não podem confiar totalmente" no FSD ou Autopilot. A continuação de tais processos pode colocar em risco o direito da Tesla de operar na Califórnia, com possíveis suspensões de até 30 dias.