O Vasco da Gama confirmou a chegada do atacante colombiano Andrés Gómez, que desembarcou no Rio de Janeiro na noite de quinta-feira para assinar contrato. O jogador, que será o segundo reforço da equipe nesta janela de transferências, já está programado para passar por exames médicos nesta sexta-feira.
Gómez, que se destacou nas últimas temporadas, expressou grande expectativa para sua nova jornada em São Januário. Em suas palavras, ele afirmou: "Fisicamente estou muito bem. Tenho um incômodo no quadríceps, mas não é muito. Venho de pré-temporada e estou muito contente de estar aqui. Ansioso para estar no campo e dar o melhor de mim".
O atacante também se apresentou à torcida, prometendo entrega e dedicação: "Podem esperar muita entrega, gosto de correr muito, sou muito veloz. Também tenho gols com ambas as pernas, sou um jogador que desequilibra. Vou apoiar a defesa também e, principalmente, o ataque."
A contratação de Gómez foi fechada por meio de um empréstimo com a obrigação de compra futura, avaliada em aproximadamente 4 milhões de euros, cerca de R$ 25 milhões, por 60% dos direitos econômicos do jogador. Apesar de ainda precisar assinar o contrato após os exames, o clube já anunciou oficialmente a chegada do atleta e publicou uma foto dele com a nova camisa.
Um fator que facilitou a concretização do negócio foi a presença do técnico Fernando Diniz no comando do Vasco. Gómez declarou: "Seria um sonho para mim também jogar a Copa com minha seleção. Por isso aspirei vir para esse clube tão grande. Penso que é um técnico que vai me dar muita confiança porque trabalhou com muitos colombianos e poderá tirar o melhor de mim."
As negociações anteriormente enfrentaram algumas dificuldades devido ao valor estipulado para a compra definitiva dos direitos econômicos de Gómez. O Rennes, que adquiriu o jogador por 10 milhões de euros (cerca de R$ 65 milhões na cotação da época) após sua passagem pelo Real Salt Lake, tinha interesse em atenuar o prejuízo da transação.
Gómez começou sua carreira em ascensão no Millonarios, na Colômbia, em 2022. Na época, foi negociado com o Real Salt Lake por 3,5 milhões de dólares e, desde então, acumulou 30 participações em gols em 65 jogos na MLS. Recentemente, ele foi transferido para o Rennes, onde, apesar de atuar em 17 partidas no Campeonato Francês na última temporada, teve uma minutagem reduzida, entrando geralmente no final das partidas.