Piracicaba Inicia Substituição de Guardas por Monitoramento Eletrônico
A prefeitura de Piracicaba anunciou que irá substituir a presença de guardas municipais em escolas, unidades de saúde e outros locais por um sistema de monitoramento à distância através de câmeras e alarmes. Essa decisão foi revelada em uma comunicação oficial ao g1, na última sexta-feira (3), após a administração municipal informar sobre uma reestruturação na Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba (GCMP) com o objetivo de aumentar o número de agentes nas ruas.
Aumento do Efetivo nas Ruas
Atualmente, Piracicaba conta com 100 guardas nas ruas, mas a prefeitura planeja elevar esse número para 162 até o final do ano. Esta mudança coincide com a instalação dos novos sistemas de monitoramento eletrônico, que deverão substituir a vigilância presencial em diversos estabelecimentos, como escolas e unidades de saúde. De acordo com o prefeito Helinho Zanatta (PSD), a reestruturação visa um melhor aproveitamento do efetivo da Guarda Civil, permitindo que mais agentes atuem nas áreas externas, aumentando a segurança pública.
Falta de Informações sobre Segurança Eletrônica
Apesar do anúncio, a administração municipal não disponibilizou uma lista clara de quais instituições, como escolas e unidades de saúde, ficarão apenas sob a proteção da segurança eletrônica. Além disso, não ficou claro se esse sistema será implementado de forma integral em todos os horários ou apenas durante períodos em que as unidades não estão em funcionamento.
Próximos Passos da Implementação
As informações sobre os locais específicos que contarão apenas com a segurança eletrônica, assim como detalhes sobre a operacionalização desses sistemas, devem ser divulgadas após a instalação de todo o equipamento de segurança. Essa etapa está programada para ser concluída até o final de 2025.
Confira nossas ofertas
Conclusão
A mudança na estratégia de segurança de Piracicaba representa uma nova abordagem para a proteção de espaços públicos, refletindo uma tendência crescente de utilização de tecnologia para monitoramento e segurança. Contudo, a falta de clareza a respeito dos locais afetados e da metodologia de operação do novo sistema geram expectativas e curiosidade entre a população.