Início da Campanha de Multivacinação no Paraná
A Campanha Estadual de Multivacinação teve início nesta segunda-feira (6) e ocorre até o dia 31 de outubro em todo o estado do Paraná. O objetivo principal é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, além de reforçar a imunização contra doenças como sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos. Também busca retomar a vacinação contra o HPV entre adolescentes de 15 a 19 anos.
Mobilização e Ação das Unidades de Saúde
Um Dia D de mobilização está programado para o dia 18 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para atendimento ao público-alvo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná apresenta índices de vacinação superiores à média nacional para diversas vacinas. Por exemplo, a cobertura da vacina BCG é de 102,2%, em contraste com a média do Brasil, que é de 93,8%. Na febre amarela, o estado registra 75,5% de cobertura, enquanto a média nacional é de 72,9%.
Vacinas Disponíveis Durante a Campanha
Durante a campanha, todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização estarão acessíveis aos cidadãos. Isso inclui doses contra hepatite A e B, meningite, varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19.
Resposta ao Risco de Reintrodução de Doenças
A intensificação da vacinação é uma medida de resposta ao risco de reintrodução do sarampo, considerando que países vizinhos como Paraguai e Argentina já registraram casos ativos. Além disso, alguns estados brasileiros confirmaram a ocorrência de casos importados. A situação se torna ainda mais preocupante com a iminente chegada da primavera e do verão, períodos que favorecem a circulação do vírus, especialmente em áreas de mata, aumentando os riscos relacionados à febre amarela.
Público-alvo e Recomendações de Vacinação
O público-alvo e as recomendações para vacinação são os seguintes:
- Sarampo: Crianças de 12 meses a 29 anos devem receber duas doses (com intervalo de 30 dias). Indivíduos de 30 a 59 anos devem receber uma dose; trabalhadores da saúde não vacinados devem tomar duas doses, independentemente da idade.
- Febre Amarela: A vacina deve ser administrada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que não tenham sido vacinadas devem receber uma dose; a partir de 60 anos, a vacinação deve ser feita mediante avaliação médica, especialmente em áreas de risco.
- HPV: A vacinação é recomendada para adolescentes de 15 a 19 anos.