A inteligência artificial (IA) está se consolidando como uma ferramenta valiosa para estudantes que se preparam para o vestibular. O uso consciente e eficaz dessa tecnologia pode potencializar a rotina de estudos, ajudando a organizar horários, criar listas de exercícios e até gerar propostas de redação. No entanto, a forma como se pergunta e se utiliza a IA faz toda a diferença.
O professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante, enfatiza que o maior erro dos alunos é encarar a IA como um mero atalho. "A IA não vai dar um retorno bom se a pergunta for fraca ou muito genérica. O estudante precisa saber exatamente o que deseja", adverte. Quanto mais específica e clara for a solicitação, melhor será o material gerado.
Com a ajuda de Célio, reunimos 10 prompts para maximizar o uso da IA nos estudos, além de dicas sobre como evitar cair em ciladas e obter respostas superficiais ou imprecisas.
1. Organização da Rotina de Estudos
Prompt: Crie uma rotina semanal de estudos personalizada considerando que tenho 3 horas disponíveis por dia, de segunda a sábado, e quero estudar Matemática, História e Química, com foco maior nos conteúdos que tenho mais dificuldades. O domingo deve ser livre. Inclua pausas curtas a cada ciclo de estudo e distribua os temas de maneira equilibrada.
Confira nossas ofertas
Como usar: Quanto mais detalhes você fornecer sobre seu tempo e matérias, mais precisa será a resposta da IA. Célio sugere que o aluno define claramente suas preferências, como "tenho mais tempo na sexta-feira". Além disso, é importante questionar a IA sobre as decisões tomadas na elaboração da rotina.
2. Revisão de Conteúdos Teóricos
Prompt: Explique o conteúdo de Termologia com foco no estilo das provas da Unicamp, incluindo fórmulas, exemplos contextualizados e exercícios de fixação.
Como usar: Seja específico sobre a banca e o nível das questões. Peça exemplos práticos, como aqueles cobrados na Unicamp, para garantir que a IA forneça um material relevante e contextualizado.
3. Propostas de Redação
Prompt: Anexei propostas de redação da Fuvest dos últimos anos. Com base na análise desse material, crie propostas inéditas sobre ética e tecnologia, incluindo textos de apoio e títulos no formato da Fuvest.
Como usar: Informe claramente o objetivo, forneça exemplos de propostas anteriores e indique características que deseja que a IA siga.
4. Listas de Exercícios
Prompt: Produza uma lista de 10 questões de múltipla escolha no padrão Enem sobre a escravidão no século XIX, incluindo um gabarito comentado.
Como usar: Especifique o vestibular e forneça provas de referência. Defina o conteúdo e o nível de dificuldade de cada questão.
5. Revisão com Diferentes IAs
Prompt: Analise cinco questões geradas pela IA X sobre [tema] e verifique se estão de acordo com o estilo da Unicamp.
Como usar: Ao verificar a correção, peça que a IA analise os enunciados e justifique as inconsistências, caso existam.
6. Geração de Resumos Automáticos
Prompt: Resuma o conteúdo deste PDF em até 10 tópicos bem estruturados.
Como usar: Esclareça o objetivo do resumo e, se necessário, use ferramentas específicas de transcrição.
7. Fórmulas e Resumos de Exatas
Prompt: Liste e explique as fórmulas mais cobradas nos vestibulares.
Como usar: Peça exemplos resolvidos e erros comuns para melhor compreensão das fórmulas apresentadas.
8. Explicação de Erros
Prompt: Resolvi uma questão e indiquei a alternativa B, enquanto a correta é a C. Explicar claramente onde errei.
Como usar: Inclua toda a resolução e peça um passo a passo detalhado, com a explicação dos conceitos envolvidos.
9. Priorização de Estudos
Prompt: Tenho uma semana para revisar biologia e história. Quais são os tópicos mais recorrentes em cada disciplina?
Como usar: Célio sugere que você cite o período de referência e peça uma justificativa para a escolha dos temas.
10. Revisão da Redação
Prompt: Revise tecnicamente esta redação no padrão Enem, focando em ortografia e gramática.
Como usar: Especificar sempre o padrão português brasileiro e pedir justificativas para as correções.
É vital que os alunos evitem tratar a IA como um atalho para respostas rápidas. O professor Célio adverte: "a IA pode ajudar muito, mas só quando o aluno sabe o que quer e revisa criticamente o que recebe". Um aluno que elabora cuidadosamente suas perguntas já está praticando habilidades de estudo valiosas. A IA deve ser vista como uma parceira de aprendizagem, e não como uma solução instantânea. É essencial usar múltiplas IAs, pois cada uma delas tem suas competências, para reduzir erros e ampliar a compreensão dos conteúdos."