O WhatsApp introduziu uma inovadora ferramenta de inteligência artificial no Brasil, permitindo que usuários resumam conversas longas de forma prática e eficiente. Disponível a partir de segunda-feira (13/10), o recurso, denominado resumo de mensagens, sintetiza automaticamente o conteúdo de chats individuais e grupos, destacando as informações mais relevantes. Este lançamento inicial ocorre em português, com a Meta prevendo a expansão para outros países e idiomas em breve.
Até agora, o recurso não havia sido disponibilizado publicamente em nenhum outro local, sendo submetido a testes limitados em inglês anteriormente. A Meta assegurou que a implementação será gradual, permitindo que mais usuários experimentem a funcionalidade nos próximos dias.
A nova ferramenta utiliza uma tecnologia chamada processamento privado. Isso garante que a Meta AI, sistema de inteligência artificial da empresa, possa gerar resumos sem que o WhatsApp ou mesmo a Meta tenham acesso ao conteúdo das mensagens. A empresa reafirma que as conversas continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta, um sistema que impede que partes externas acessem os diálogos, garantindo que o resumo gerado permaneça visível apenas para o usuário que o requisitou.
De acordo com a Meta, o processo de resumo não armazena mensagens, e a tecnologia foi desenvolvida de forma transparente e auditada por especialistas independentes. Para preservar a privacidade dos usuários, o resumo gerado não é visível para outros participantes da conversa, oferecendo uma solução discreta para aqueles que enfrentam o desafio de centenas de mensagens acumuladas.
Confira nossas ofertas
Ativando a ferramenta de resumo
Inicialmente, a funcionalidade de inteligência artificial está desativada por padrão. Para utilizá-la, o usuário deve navegar até as configurações de bate-papo e ativar a opção de processamento privado. Além disso, existe a possibilidade de limitar o uso da IA em chats específicos, ativando uma configuração de privacidade avançada para impedir que a ferramenta seja aplicada a mensagens selecionadas. A Meta destaca que os novos recursos de inteligência artificial no WhatsApp são construídos com três princípios centrais: livre escolha, transparência e controle do usuário. Isso significa que o uso da IA é sempre opcional, com informações claras disponíveis sobre o seu funcionamento, além de permitir configurações adicionais de segurança em conversas sensíveis.
Com essa inovação, a Meta espera facilitar a comunicação e melhorar a experiência do usuário, promovendo um ambiente de mensagens mais prático e seguro.