Istanbul Airport conquistou o título de melhor aeroporto do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a CN Traveler. Inaugurado em 2019, o aeroporto substituiu o antigo Atatürk, que enfrentava sérias limitações de capacidade, operando muito acima do planejado. O CEO Selahattin Bilgen destacou em entrevista ao Business Insider que o Atatürk lidava com aproximadamente 60 milhões de passageiros, enquanto foi projetado para apenas 40 milhões, resultando em longas filas e atrasos.
A transição para o novo aeroporto foi um desafio logístico significativo, mas em apenas 33 horas, as operações foram transferidas de forma eficaz. 'No dia em que fechamos o aeroporto, no dia seguinte, já estávamos recebendo os primeiros passageiros em Istanbul Airport', explicou Bilgen. Embora a decisão tenha enfrentado críticas, pesquisas mostram que 91% dos habitantes da cidade agora apoiam o novo aeroporto.
Desde a sua abertura, Istanbul Airport se tornou o segundo mais movimentado da Europa, atrás apenas de Londres Heathrow, com 80 milhões de passageiros atendidos no ano passado. Com um aumento nas operações, a administração já está investindo na segunda fase de expansão, que pode elevar a capacidade total do aeroporto de 90 milhões para 120 milhões de passageiros.
A demanda crescente é impulsionada em parte pela expansão da frota da Turkish Airlines. A localização do aeroporto, no limite entre a Europa e a Ásia, o torna um hub ideal para conectar viajantes de diversas partes do mundo, comparando-se às operações de companhias aéreas do Oriente Médio como a Emirates.
Além de ser um ponto de conexão, Istanbul também se destaca como um destino turístico atrativo. Bilgen mencionou que 40% do tráfego do aeroporto é composto por transferências internacionais, destacando o papel da Turquia como quarto país no mundo em número de turistas internacionais.
O que faz do Istanbul Airport um sucesso? 'Construir um aeroporto novo do zero traz seus próprios desafios, mas acreditamos que nos preparamos bem para o futuro', afirmou. Com uma área de 15 milhões de pés quadrados, o terminal de Istanbul é o maior do mundo, oferecendo diversas opções de compras e amenidades, como dormitórios privativos, playgrounds e cães de terapia que circulam pelo local.
Bilgen também enfatizou a importância de criar uma experiência acessível para todos os passageiros, incluindo aqueles com deficiência ou que viajam com crianças. A tecnologia de ponta, incluindo a utilização de inteligência artificial, foi fundamental para que o aeroporto alcançasse a liderança na Europa em métricas importantes, como o número de voos partindo pontualmente e a taxa de extravio de bagagens.
Apesar do sucesso, Istanbul Airport caiu quatro posições no ranking da Skytrax, ocupando agora a 14ª colocação, com o primeiro e o segundo lugares pertencendo a Singapore Changi e Hamad International, respeito a seus principais concorrentes na CN Traveler.

