Trump processa a BBC em bilhões por suposta difamação
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajuizou um processo de defamação contra a BBC, requerendo salários que somam até US$ 5 bilhões. O motivo da ação é a representação que o canal fez do ex-mandatário em seu documentário "Trump: Uma Segunda Chance". A BBC já se desculpou pelo conteúdo, mas afirma que Trump não tem uma base válida para sua queixa.
Na segunda-feira à noite, advogados de Trump protocolaram uma queixa civil em um tribunal federal na Flórida, alegando que o documentário apresentou uma representação "falsa e difamatória" do ex-presidente. O processo de 46 páginas prevê que o material da BBC, que foi exibido cerca de uma semana antes das eleições de 2024, promoveu uma "representação falsa, difamatória, enganosa, depreciativa, inflamatória e maliciosa" de Trump.
Os advogados de Trump denunciam a forma como o documentário foi editado, especialmente na parte em que foi utilizado o trecho do discurso que Trump fez em 6 de janeiro de 2021, próximo à Casa Branca. Um porta-voz da equipe legal de Trump declarou: "O processo de Trump responsabiliza a BBC por sua difamação e interferência eleitoral imprudente, assim como ele fez com outros veículos de notícia considerados 'falsos' pela narrativa predominante."
Dentro da documentação apresentada por Trump, há troca de correspondências que aconteceram em novembro entre ele e a equipe jurídica da BBC. No dia 9, o advogado de Trump, Alejandro Brito, enviou uma carta exigindo que a emissora retratasse as "declarações falsas e difamatórias" sobre seu cliente. Brito ainda ameaçou processar a BBC por US$ 1 bilhão caso não houvesse um recuo.
Por sua vez, a equipe jurídica da BBC respondeu em 13 de novembro, afirmando que não tinha intenção de enganar ninguém e enviou uma cópia da carta de desculpas dirigida a Trump. Segunda a correspondência, não havia fundamento para a reclamação de difamação.
No mesmo dia, a BBC se manifestou online afirmando que a emissora e seu presidente, Samir Shah, estavam "lamentando a edição do discurso do Presidente em 6 de janeiro de 2021". "A BBC não planeja reexibir o documentário 'Trump: Uma Segunda Chance?' em nenhuma de suas plataformas", completou a nota. "Embora a BBC lamente sinceramente a maneira como o clipe de vídeo foi editado, discordamos veementemente que há base para uma reivindicação de difamação."
A BBC não respondeu imediatamente a um pedido de comentários adicionais sobre o assunto. O caso está em desenvolvimento e mais informações devem ser divulgadas em breve.