Tragédia em Coleta de Água no Rio Grande do Sul
No último dia 16 de dezembro, a servidora pública Roberta dos Reis Costantin, de 21 anos, sofreu um acidente fatal enquanto realizava um trabalho de coleta de amostras de água no Rio Jacuí, em Dona Francisca, no Rio Grande do Sul. O corpo da jovem foi encontrado no dia 20, após uma intensa operação de busca que durou mais de 70 horas.
Roberta era técnica em química e atuava pelo Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas Naturais, conhecido como Qualiágua. Este programa, gerido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tem como intuito avaliar trimestralmente as condições da água em diferentes regiões do estado, ajudando a garantir a saúde dos recursos hídricos no RS.
Com um profundo envolvimento na gestão do laboratório de calibração da Fepam, Roberta tinha como responsabilidades assegurar a qualidade e rastreabilidade dos dados analíticos, além de operar equipamentos de análise em campo. Assim, o trabalho que realizava no Rio Jacuí era de extrema importância para a monitorização ambiental da região.
Durante a coleta, a suspeita é que Roberta tenha se desequilibrado e, vestindo uma roupa pantaneira – um tipo de uniforme impermeável e resistente – não conseguiu voltar à superfície. Um colega que estava com ela teria presenciado o ocorrido, mas a correnteza do rio impossibilitou qualquer tentativa de resgate.
Após a queda, a Fepam, em nota, expressou seu pesar pela perda de Roberta e se solidarizou com a família, amigos e colegas de trabalho. A servidora ingressou na fundação em outubro de 2024, após um processo seletivo para novos servidores, e tinha um futuro promissor pela frente. Formada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFRS) de Caxias do Sul, Roberta também cursava graduação em química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As buscas foram intensificadas com o apoio da empresa responsável pela geração de energia na usina próxima, que até mesmo reduziu a vazão do rio para facilitar as operações de resgate. Durante as buscas, alguns objetos de trabalho de Roberta foram encontrados, indicando a tragédia que ocorrera.
A localização do corpo se deu no Remanso das Taquareiras, a cerca de 2,7 quilômetros do ponto onde foi vista pela última vez. A tragédia foi um grande choque para a comunidade local e uma perda sentida profundamente pela Fepam, que destacou a importância do trabalho de Roberta na preservação da qualidade da água no estado.
"A Fepam lamenta profundamente a perda de nossa colega e reforça seu compromisso em apoiar a família neste momento difícil," disse a instituição em sua nota oficial..