Coca-Cola e a Tendência de Fibras em Bebidas
A Coca-Cola, uma das maiores empresas de bebidas do mundo, está atenta às novas demandas do consumidor e se prepara para incorporar um novo ingrediente saudável em seus produtos: as fibras. O CEO James Quincey revelou que a companhia pode adicionar fibras em suas bebidas já neste ano, como parte de uma tendência crescente na indústria de alimentos e bebidas.
Atualmente, a Coca-Cola já oferece uma versão de seu refrigerante Diet Coke com fibras no Japão, direcionada para atender a necessidades dietéticas específicas. Essa inovação foi destacada por Quincey durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde comentou sobre a expectativa de que as fibras se tornem um grande destaque em 2023.
As Fibras na Indústria de Bebidas
O CEO da Coca-Cola enfatizou que a fibra pode ser incorporada em diversas bebidas, uma vez que é solúvel. Um exemplo é o Diet Coke Fiber+, que oferece cinco gramas de fibra dietética por garrafa e é anunciado como livre de açúcar e calorias. Quincey observou que, embora esse produto represente um "segmento de crescimento rápido" ao atender necessidades dietéticas, ele ainda é considerado um produto de nicho, uma vez que muitas pessoas não buscam especificamente ingestão de fibras ao escolher suas bebidas.
Tendências de Saúde e Previsões para 2023
As declarações de Quincey refletem uma movimentação maior na indústria de alimentos e bebidas, onde outros executivos também antecipam a ascensão das fibras como um ingrediente-chave. Chris Kempczinski, CEO do McDonald's, mencionou em suas redes sociais que a fibra será uma das principais tendências alimentares nos próximos anos, a frente no seu relatório anual de tendências.
Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo, também previu que as fibras poderiam se tornar o "próximo grande produto" do mercado, seguindo a popularidade do conceito de “fibermaxxing”, que virou tendência nas mídias sociais e é promovido por nutricionistas como benéfico para a saúde digestiva e a redução do colesterol.
As fibras, como as encontradas em vegetais, estão atraindo cada vez mais atenção nas plataformas sociais. A previsão do Pinterest para 2026 aponta que o repolho, conhecido por seu alto teor de fibras, deverá ser um dos vegetais mais buscados.