Riot Games reduz equipe de 2XKO e mantém planos de esports
A Riot Games anunciou uma onda de demissões que afetou a equipe de desenvolvimento de 2XKO, seu novo jogo de luta baseado em League of Legends. Embora o jogo tenha sido recentemente lançado com sua primeira temporada de conteúdo ao vivo para consoles e PC, a empresa informou que não alcançou o "ímpeto geral" necessário para sustentar a equipe a longo prazo.
Em uma declaração do produtor executivo de 2XKO, Tom Cannon, a Riot Games confirmou que as demissões já foram efetivadas. Alguns funcionários da Riot relataram online que foram notificados sobre suas demissões com apenas 30 minutos de antecedência. Esse curto período para a comunicação das demissões pegou muitos de surpresa.
Segundo informações do portal Kotaku, aproximadamente 80 desenvolvedores da equipe de 2XKO foram impactados pelas demissões. Cannon afirmou que as demissões foram necessárias porque o "ímpeto geral do jogo não atingiu o nível que suporta uma equipe de grande porte a longo prazo". A partir de agora, a Riot planeja fazer "melhorias essenciais" em 2XKO com uma equipe "menor e mais focada". No entanto, detalhes exatos sobre essas melhorias não foram fornecidos.
Os desenvolvedores demitidos receberão um mínimo de seis meses de pagamento aviso prévio e indenização, caso a Riot não consiga encontrar novas posições para eles dentro da empresa. Apesar das demissões, os planos da Riot para a Série Competitiva 2XKO de 2026 permanecem inalterados. A desenvolvedora ainda busca parcerias com comunidades locais e organizadores de torneios para garantir a continuidade dos eventos de esports programados para este ano. Conforme anunciado anteriormente, a Série Competitiva de 2026 será composta por cinco eventos Majors e 15 Challenger, totalizando 20 torneios apoiados pela Riot.
Essas demissões ocorreram rapidamente após o lançamento da versão 1.0 de 2XKO em 20 de janeiro, que trouxe o jogo para consoles após seu lançamento em acesso antecipado no PC. Na mesma data, a temporada 1 introduziu a nova lutadora jogável Caitlyn, com a promessa de mais personagens a serem adicionados em temporadas futuras. Embora ainda não esteja claro até que ponto os planos de serviço contínuo da Riot para 2XKO serão impactados devido às demissões, é provável que eles sejam minimamente reduzidos.