SpaceX remove braço de acesso da Crew Dragon para foco no Starship
A SpaceX está passando por mudanças significativas em seu Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com a recente remoção do braço de acesso da Crew Dragon, utilizado por astronautas para embarcar na espaçonave antes dos lançamentos. Essa medida marca uma nova fase para o renomado complexo de lançamentos, que está se preparando para receber o poderoso foguete Starship.
O Complexo de Lançamento 39A, uma instalação icônica, passou por diversas transformações desde sua inauguração. Inicialmente, foi utilizado para os lançamentos dos foguetes Saturn V, que levaram astronautas à Lua. Nos anos seguintes, o local foi adaptado para o programa Space Shuttle e, posteriormente, leased para a SpaceX, que iniciou seus lançamentos a partir de 2017. Em 2018, um novo braço de acesso foi instalado para garantir a segurança e eficiência nas operações dos voos tripulados da Crew Dragon.
A remoção do braço de acesso é parte de um projeto maior: preparar o Complexo de Lançamento 39A para os lançamentos do Starship. A SpaceX está construindo uma nova torre de lançamento a cerca de 300 metros a leste da atual, focando na melhoria da infraestrutura necessária para o lançamento deste foguete de última geração. O primeiro voo do Starship está previsto para acontecer ainda este ano, após uma série de testes bem-sucedidos realizados na base de testes da SpaceX, no Texas.
Com a chegada do Starship, a SpaceX decidiu suspender os lançamentos do Falcon 9 a partir do Complexo 39A. Agora, as missões do Falcon 9 serão direcionadas para o Pad 40, localizado a poucos quilômetros ao sul, no Cape Canaveral Space Force Station. Kiko Dontchev, vice-presidente de lançamento da SpaceX, afirmou que essa estratégia permitirá à equipe se concentrar integralmente nos lançamentos do Falcon Heavy e na rampagem do Starship a partir da costa da Flórida.
Embora o Falcon Heavy continue sendo lançado a partir do Complexo 39A - a única instalação equipada para acomodar o foguete de núcleo triplo - todos os futuros lançamentos da Crew Dragon partirão do Pad 40. A primeira missão da Crew Dragon a decolar de lá está agendada para 2024. Lee Echerd, gerente sênior de missões da SpaceX, ressaltou a importância de ter múltiplos pads de lançamento na costa da Flórida, permitindo um aumento na frequência de lançamentos do Falcon 9 e missões Dragon futuras.
O Pad 40 foi o local principal para o lançamento da maioria das missões do Falcon 9 até agora, enquanto o Pad 39A se destacou em lançamentos tripulados. No entanto, há indícios de que a frequência de lançamentos do Falcon 9 está alcançando seu pico, com a SpaceX agora direcionando sua atenção para o Starship. A empresa tem conseguido reduzir o tempo necessário para reconfigurar o Pad 40 entre os lançamentos, cortando o tempo de espera para menos de 48 horas.