Ministério da Agricultura anuncia suspensão das exportações de frango do Brasil por conta de gripe aviária. Reprodução: Globo
O Brasil enfrenta um grande desafio com a suspensão da compra de carne de frango por 63 países, incluindo potências como a União Europeia e a União Euroasiática, devido a um caso de gripe aviária registrado no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está focado em recuperar as exportações enquanto investiga possíveis novos casos.
Recentemente, o Mapa anunciou que 19 países e dois blocos econômicos, a União Europeia e a União Euroasiática, interromperam as importações de carne de frango e subprodutos avícolas de todo o Brasil. Dassado este problema, 10 mercados se fecharam especificamente para o Rio Grande do Sul, enquanto dois países suspenderam compras do município de Montenegro, onde surgiu o primeiro caso da doença em uma granja comercial no Brasil.
A União Europeia é composta por 27 nações, enquanto a União Euroasiática inclui Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. A partir desta quinta-feira, o Brasil precisará aguardar 28 dias para verificar se o ciclo do vírus foi finalizado. Caso não surjam novos casos nesse intervalo, o país poderá declarar-se livre da gripe aviária e notificar a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), iniciando, então, negociações para retomar as exportações.
Reconhecido como o maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil está sob pressão após a confirmação do vírus no Rio Grande do Sul. Atualmente, outras oito investigações estão em curso, sendo as mais preocupantes em Santa Catarina e Tocantins, onde há casos suspeitos em granjas comerciais. Os demais casos estão sendo analisados em propriedades de subsistência e em animais silvestres. O ministério garante que está em constante comunicação com as autoridades sanitárias das nações importadoras, fornecendo informações técnicas necessárias de maneira ágil e transparente.
Abaixo, confira a lista de países que impuseram restrições totais e parciais às importações de frango brasileiro:
Suspensão total das exportações do Brasil:
China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul:
Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Suspensão para o município de Montenegro (RS):
Japão e Arábia Saudita.