A terceira semana de julho em São Paulo promete dias de tempo estável, com madrugadas frias e uma leve elevação das temperaturas durante o dia. De acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas no início da semana variam entre mínimas de 11°C e máximas de 23°C.
Nesta segunda-feira (14), a sensação térmica indicou frio, com a formação de neblina. A umidade relativa do ar, que tem se mostrado baixa, ficou em torno de 40%. Para a terça-feira (15), espera-se um dia de sol entre nuvens, com mínimas de 12°C e máximas podendo alcançar 23°C.
Apesar do aumento gradual das temperaturas, a umidade do ar segue baixa, com índices próximos a 35%, e não há previsão de chuvas para os próximos dias. O Climatempo indica que uma mudança nos ventos permitirá a entrada de ar mais quente proveniente das regiões Norte e Nordeste, que proporcionará tardes mais agradáveis em São Paulo.
Contudo, o ar frio de origem polar ainda está presente, o que significa que as noites e as madrugadas continuarão geladas. As máximas previstas ao longo da semana podem variar entre 20°C e 28°C, mas o predomínio do tempo seco pode agravar a qualidade do ar na região metropolitana.
Desde o começo de julho, a capital registrou apenas 1,2 mm de chuva, um índice que corresponde a apenas 2,9% da média histórica do mês, que é de 41,7 mm, segundo dados do CGE. Com isso, desde o dia 22 de junho, a Defesa Civil Municipal mantém estado de alerta para as baixas temperaturas na cidade.
A previsão para os próximos dias é de que o clima permaneça estável, com noites frias e tardes amenas, mas ainda com baixos índices de umidade.