O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um polêmico corte de bilhões de dólares em verbas federais destinadas à construção de um trem de alta velocidade ligando Los Angeles a San Francisco. O projeto, que já atravessa uma trajetória de mais de 15 anos, foi considerado por Trump como um "GOLPE" ao dinheiro dos contribuintes.
Em sua rede social, Truth Social, Trump afirmou: "Nem um centavo do governo federal será destinado a este projeto mal concebido e desnecessário, um desperdício total do dinheiro dos contribuintes". A proposta, idealizada em 2008, tinha o ambicioso objetivo de conectar as duas cidades californianas em apenas 2 horas e 40 minutos; entretanto, desde então, enfrentou repetidos atrasos e uma escalada significativa nos custos.
Os primeiros trilhos da ferrovia apenas começaram a ser instalados neste ano. Sob a administração anterior de Trump (2017–2021), os repasses federais já haviam sido cortados, mas o presidente Joe Biden restabeleceu o financiamento ao assumir o cargo. No último mês de junho, a possibilidade de reverter os repasses voltou a ser discutida após a divulgação de um relatório da Autoridade Federal de Ferrovias (FRA), que mostrou que não havia um "caminho viável" para que o trecho inicial da linha fosse concluído até 2033.
O secretário de Transporte, Sean Duffy, confirmou na plataforma X (antigo Twitter) o cancelamento do financiamento federal, ressaltando que a verba em risco era de 4 bilhões de dólares, equivalente a R$ 22 bilhões. Ele também explicou que os custos do projeto aumentaram drasticamente, passando de US$ 33 bilhões (cerca de R$ 183 bilhões) para US$ 135 bilhões (R$ 752 bilhões), sem previsão para conclusão.
O governador californiano, Gavin Newsom, criticou a decisão do governo federal, classificando-a como "ilegal" e afirmou que o estado está "considerando todas as opções disponíveis" para contestar a medida. Vale ressaltar que, enquanto o transporte ferroviário é amplamente desenvolvido na Europa e na Ásia, nos EUA ele continua a ser um serviço marginalizado, com infraestrutura limitada e frequências consideradas insuficientes.
Apesar do revés na Califórnia, o país ainda programou a primeira linha de trem de alta velocidade entre Los Angeles e Las Vegas, com entrega prevista para 2028, coincidentemente o mesmo ano dos Jogos Olímpicos.