A chegada de uma frente fria ao Sudeste promete mudanças significativas nas condições climáticas da região nos próximos dias. Temperaturas devem cair acentuadamente nas principais cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O meteorologista Allef Mattos, da Climatempo, prevê que a queda nas temperaturas será marcante, com São Paulo enfrentando máximas que não ultrapassam os 18ºC e o Rio de Janeiro registrando uma queda de cinco graus, com previsão de 25ºC para esta terça-feira, 5.
A instabilidade climática trazida pela frente fria também poderá causar chuvas em regiões, incluindo a Grande São Paulo e o Grande Rio. Na capital paulista, as chuvas podem começar no final da manhã, enquanto os outros estados da região devem observar aumento da nebulosidade e rajadas de vento moderadas.
No Sul, a situação é ainda mais crítica, com alertas para chuva forte especialmente entre o leste de Santa Catarina e Paraná. Nessa área, as pancadas podem ser acompanhadas por raios, enquanto o Rio Grande do Sul deve experimentar um tempo mais firme e queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas em algumas partes.
O Centro-Oeste do Brasil não ficará imune às mudanças. Em Mato Grosso, instabilidades podem trazer chuvas intensas, especialmente no extremo noroeste do estado, e o alerta para baixos índices de umidade continua sendo uma preocupação em outras partes da região.
No Nordeste, ventos marítimos devem garantir chuvas concentradas na costa leste, com risco de temporais entre Maceió e Recife. O litoral do Maranhão e a zona da mata de Alagoas também devem esperar chuvas fortes.
No Norte, a umidade elevada manterá as chuvas concentradas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia, com previsão de chuvas intensas. Entretanto, mesmo com a expectativa de precipitações, a baixa umidade relativa do ar na faixa central do Brasil ainda requer atenção. Regiões como o Triângulo Mineiro podem registrar índices abaixo de 20%, aumentando os riscos de queimadas e exigindo cuidados especiais com a hidratação por parte da população.