Spirit Airlines, recentemente saída da falência, agora enfrenta um futuro incerto e revelou que pode não sobreviver mais um ano. A declaração alarmante foi feita em um relatório à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, datado de 11 de agosto, e fez com que as ações da empresa desabassem 41% em um único dia de negociação. Atualmente, a empresa apresenta um valor de mercado de apenas US$ 54,3 milhões.
A companhia aérea, famosa por seus aviões amarelos e serviços básicos, emergiu da falência sob o Capítulo 11 em março, depois que uma fusão proposta com a JetBlue foi bloqueada pelos reguladores. As autoridades alegaram que a fusão eliminaria um concorrente crucial e aumentaria as tarifas para os consumidores. Sem a fusão, a debilitada Spirit foi forçada a recorrer ao processo de falência.
Hoje, a empresa se encontra em uma grave crise financeira, citando uma combinação de fatores como a super capacidade de voo doméstico, demanda fraca por viagens de lazer e um ambiente de preços difíceis que reduziram a receita. No segundo trimestre de 2025, Spirit registrou uma perda líquida de US$ 246 milhões. Em seu relatório à SEC, a companhia alertou que espera que a desaceleração econômica persista pelo menos até o final do ano, mesmo após a implementação de medidas de contenção de custos, como a venda de motores sob acordos de venda e leasing, corte de despesas discricionárias e a demissão temporária de pilotos em julho.
Ainda assim, essas ações não foram suficientes. A companhia admitiu que seus resultados financeiros não estão melhorando rapidamente o suficiente para atender aos requisitos mínimos de caixa de seus acordos de dívida e, crucialmente, de seu contrato de processamento de cartões de crédito, que expira no final do ano.
Agora, Spirit Airlines corre contra o tempo em uma tentativa desesperada de garantir liquidez. A empresa está considerando vender aviões, propriedades e o excesso de capacidade nas portas dos aeroportos. Além disso, mantém discussões urgentes com seu processador de cartões de crédito, que exigiu colaterais adicionais para renovar seu contrato — uma negociação que a Spirit não pode se dar ao luxo de perder. O tempo está se esgotando e, sem uma reviravolta dramática ou uma nova fonte de recursos, uma das companhias aéreas de baixo custo mais conhecidas dos EUA poderá ser forçada a encerrar suas operações de forma definitiva.