Andrew Left, fundador da Citron Research e conhecido short-seller, anunciou que está apostando contra a Palantir, companhia de dados impulsionada por inteligência artificial, cuja valorização de ações despontou dramaticamente neste ano. Apesar do forte crescimento de 144% nas ações da Palantir em 2025, Left considera que o valor do papel é injustificável e extremo.
Após a divulgação de resultados financeiros robustos do segundo trimestre, no dia 4 de agosto, as ações da Palantir continuaram sua trajetória ascendente, atraindo a atenção de Left. Ele se posicionou contra a empresa em uma entrevista ao Fox Business, destacando que, ainda que aprecie a companhia, os múltiplos das suas ações são desproporcionais. "Se esta fosse a melhor empresa já criada e atribuíssemos a mesma relação de múltiplos que a Nvidia teve em 2023, o valor das ações ainda assim poderia ser reduzido em dois terços, o que daria uma relação de 35 vezes as vendas."
Neste mês, a relação preço-vendas da Palantir se encontra em torno de 80x, enquanto o índice preço-lucro projetado ultrapassava 290x na quinta-feira da semana passada. "Eu parei até de olhar essa razão porque se tornou tão absurda", afirmou Left. "Nunca houve uma empresa com múltiplos ou com esse tipo de PE que não tenha corrigido 50%."
Left também apontou a massiva adesão de investidores de varejo à Palantir como um fator negativo, devido à sua experiência passada com essas ações. Ele ficou famoso entre esses investidores após apostar contra a Gamestop, que se tornou uma das maiores histórias de meme stock. Além de Gamestop, Left também é conhecido por suas apostas contra a Hertz, a startup de EV Nikola e a Valeant.
Nos últimos meses, Left tenha diminuído sua presença nas mídias sociais e sua atividade de short-selling, especialmente após ser acusado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA de manipulação de mercado e fraude, em um caso que foi rejeitado por um juiz recentemente.
No entanto, sua empresa continua a apresentar relatórios e análises na plataforma X. Em um post no dia 13 de agosto, eles criticaram a declaração otimista do comentarista da CNBC, Jim Cramer, sobre as ações da Palantir, afirmando que "a Palantir, nesses níveis, não é uma história de 'fácil lucro'; trata-se de uma narrativa movida por hype e múltiplos elevados."