Rumores indicam que a Apple pode estar prestes a lançar seu primeiro MacBook Pro com conectividade 5G. Um código interno vazado revela que a empresa está testando um novo modelo que incluirá o modem 5G "Centauri" (C1), apresentado inicialmente no iPhone 16e, e um processador conhecido como “t6050”, possivelmente o futuro chip M5 Pro.
Essa mudança representa um marco significativo, uma vez que a Apple historicamente não ofereceu conectividade móvel em seus laptops. De acordo com a publicação Macworld, o código vazado é uma das primeiras evidências de que a companhia está experimentando a inclusão dessa funcionalidade em seus produtos. Esta nova abordagem sugere uma evolução da estratégia da Apple sob a liderança de Steve Jobs, que, em 2008, argumentou que a conectividade móvel poderia consumir espaço e vincular os consumidores a operadoras, o que não estaria alinhado com a identidade da marca.
O código interno da Apple também menciona um novo Mac Pro com chip M4 Ultra, mas este pode ter sido descartado devido a problemas técnicos e altos custos de produção. Apesar disso, a menção ao modem 5G é um passo importante para a Apple, que tem observado concorrentes como o iPad e notebooks com Windows adotarem esta tecnologia já há anos.
Steve Jobs e outros líderes da Apple também hesitaram em implementar conectividade móvel em seus laptops. Em 2011, um protótipo de MacBook Pro com 3G, que mostrava uma antena retrátil e espaço para cartão SIM, surgiram em leilões online, mas nunca chegaram ao mercado.
A mudança na estratégia da Apple pode ser impulsionada pela introdução do modem C1, que permite um controle maior sobre a integração entre hardware e software, possibilitando uma solução mais eficiente em termos de consumo de energia em comparação com modems de terceiros, como os da Qualcomm.
Apesar dos desenvolvimentos, a Apple ainda não se pronuncia sobre um lançamento iminente de um laptop 5G. A Bloomberg projetou anteriormente que um MacBook com essa tecnologia só poderia ser lançado em 2026, coincidentemente no fim do contrato da Apple com a Qualcomm para fornecimento de modems. Adicionalmente, analistas como Ming-Chi Kuo acreditam que a linha M5 pode não ser lançada em 2025. Para contextualizar, os modelos de MacBook Pro com chips M4, M4 Pro e M4 Max foram introduzidos no outubro de 2024.
Para mais atualizações, siga as notícias sobre o desenvolvimento da tecnologia 5G no ecossistema Apple.