Prisão de Cayo Lucas Rodrigues dos Santos
Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso em Olinda, nesta segunda-feira (25), após acusações de ameaçar o youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca. A detenção foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo dentro de uma investigação que se intensificou após Felca publicar um vídeo em agosto, denunciando a exploração sexual de crianças e adolescentes online.
Denúncias de Felca impulsionam investigação
No vídeo-postado em 6 de agosto, Felca comenta sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças e faz um alerta sobre como algoritmos na internet podem disseminar esse tipo de conteúdo pernicioso. Em resposta a essa exposição, Cayo Lucas teria enviado ameaças ao influenciador, o que levou a polícia a aprofundar as investigações.
Relacionamento com crimes relacionados
De acordo com o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, Cayo estaria vinculado a uma quadrilha que sexualiza crianças através de desafios online e, além das ameaças, ele é investigado por comercializar materiais ilícitos envolvendo vítimas de abuso. Paralelamente, a polícia de Pernambuco informou que Cayo já estava sendo investigado por outros crimes, embora detalhes não fossem esclarecidos.
Detenção e investigações adicionais
A detenção de Cayo ocorreu em sua residência, onde ele estava acompanhado por outro homem. Ambos foram levados para a Delegacia de Crimes Cibernéticos no Recife. Cayo possui um histórico em que figuram неs ocupações como estudante, mensageiro e office-boy, e segundo a sua ficha na Secretaria de Defesa Social, completou o ensino fundamental.
Contas e conformidade nas redes sociais
A investigação revelou que Cayo utilizava uma conta no Telegram para anunciar serviços criminosos, prometendo bênçãos como desbloqueio de contas bancárias e manipulação de identidades. Sua imagem nas redes sociais foi questionada, com usuários alegando que ele enganava pessoas que o contratavam para serviços ilícitos, recebendo até epítetos como "lammer" e "lotter".
Consequências e mensagens ameaçadoras
Cayo Lucas foi recentemente alvo de um mandado de prisão temporária por ameaça, emanado pela Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em contexto de sua prisão, a polícia encontrou seu computador aberto em uma plataforma de Segurança Pública, uma situação que será analisada com mais detalhe no futuro para entender as implicações de suas ações e a gravidade de suas condutas. Além disso, e-mails contendo ameaças foram enviados ao youtuber após a postagem do vídeo, reforçando as consequências das denúncias feitas por Felca, onde um remetente dava a entender que, por meio das ameaças, tentava retaliar o influencer. Esses e-mails foram enviados em 16 de agosto e continham mensagens que claramente refletiam a intenção de intimidá-lo.