Tesla revelou novos modelos mais acessíveis, o Model Y e o Model 3, que começam a partir de $39,990 e $36,990, respectivamente. Entretanto, essa redução de preço vem acompanhada da remoção de diversas funcionalidades características da marca. Com essas mudanças, a empresa se prepara para enfrentar a concorrência de veículos elétricos mais baratos, como o Nissan Leaf e o Hyundai Ioniq 5.
Os novos veículos, conhecidos como "Model Y Standard" e "Model 3 Standard", foram anunciados na última terça-feira. O Model Y, um SUV de porte médio, começa com preço final de $39,990, enquanto o Model 3, um sedã de porte médio, custa $36,990, já contabilizando taxas de destino e de pedido. Em suas redes sociais, a Tesla destacou: "Apresentamos o Model Y Standard e Model 3 Standard — nossos veículos mais acessíveis. Custo extremamente baixo de propriedade, projetados para segurança e equipados com os melhores recursos Tesla que você adora." Ambos os modelos custam entre $5,000 e $5,500 a menos do que suas versões premium e estarão disponíveis a partir de novembro.
Entretanto, algumas características importantes estarão ausentes nos novos modelos. Nenhum dos dois terá a funcionalidade "Autosteer" do Autopilot. Ambos contarão com controle de cruzeiro adaptativo básico, frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego. A função de Condução Autônoma Completa estará disponível como um adicional de $8,000. Além disso, esses modelos são tração traseira com um único motor, ao contrário da opção de tração em todas as rodas. A autonomia estimada pela EPA foi ligeiramente reduzida para 321 milhas, e recursos como tela traseira para passageiros, bancos de couro, rádio, teto de vidro panorâmico para o Model Y Standard e faróis adaptativos de alta intensidade não estarão presentes. O Model Y Standard será equipado com um teto metálico padrão, assentos de couro vegano com detalhes em tecido e um design de iluminação mais simples.
No âmbito financeiro, as vendas e lucros da Tesla tiveram uma queda significativa em 2025. Contudo, a incerteza em torno do crédito fiscal federal de $7,500 para veículos elétricos impulsionou suas vendas no terceiro trimestre, com compradores se mobilizando para adquirir veículos antes do término do benefício. A redução de preços dos modelos simplificados da Tesla não compensa totalmente a ausência do crédito fiscal federal, mas estados como Califórnia, Colorado, Nova Jersey e Nova York ainda têm programas de incentivos fiscais que estimulam a compra de veículos elétricos.
Com esses novos modelos mais baratos, a Tesla se junta a um mercado cada vez mais competitivo, enfrentando marcas populares de EVs. O Nissan Leaf se mantém como o veículo elétrico mais barato dos Estados Unidos, começando a $30,000, com uma autonomia que rivaliza com a da Tesla. Além disso, em setembro, a Hyundai reduziu significativamente o preço de sua Ioniq 5, que agora parte de $35,000. A Tesla ainda não respondeu a solicitações de comentários sobre o assunto.