Em um anúncio recente, Elon Musk revelou que a frota de robotaxis da Tesla em Austin deve "dobrar" de tamanho no próximo mês. A expectativa vem após uma série de queixas de usuários, que relataram tempos de espera longos e alta demanda pelo serviço, com um deles descrevendo a experiência como "essencialmente inutilizável".
Musk afirmou, em um post na plataforma X, que a Tesla está acelerando sua estratégia de introdução dos robotaxis na cidade. Ele destacou a necessidade de atender à demanda crescente, especialmente com a decisão de aumentar a frota para 500 veículos até o final do ano. Esse movimento faz parte da ambição da Tesla de ter táxis autônomos operando em até 10 grandes áreas metropolitanas dos EUA até a mesma data.
A Tesla iniciou suas operações de robotaxis em Austin em junho, seguindo um lançamento semelhante em São Francisco no mês seguinte. Enquanto os veículos da Tesla em Austin contam com monitores de segurança humanos a bordo, em São Francisco, as operações envolvem motoristas prontos para assumir o controle se necessário, devido a questões regulatórias.
No "All-In" podcast, Musk comentou que a meta para o final do ano também inclui aumentar a frota de robotaxis para 1.000 veículos na área da Baía de San Francisco. A Tesla, no entanto, não divulgou publicamente a quantidade de robotaxis que estão atualmente operando em Austin. Segundo estimativas de um rastreador comunitário, a empresa teria cerca de 29 veículos distintos realizando corridas autônomas na cidade.
Recentemente, a Tesla removeu a lista de espera do aplicativo de robotaxi, permitindo que o serviço fosse totalmente aberto ao público. Desde então, vários usuários relataram no X que estão enfrentando tempos de espera aumentados e escassez de veículos, resultado do influxo de novos usuários. Apesar dos desafios iniciais em Austin, a Tesla continua avançando com sua expansão de robotaxis. A companhia conseguiu superar barreiras regulatórias em estados como Nevada e Arizona e está em uma onda de contratações para rapidamente atender às metas ambiciosas de Musk.
A Tesla ainda não comentou sobre as queixas recebidas, uma vez que não respondeu aos pedidos enviados fora do horário comercial habitual.